O Audir, no Peso da Régua, recebeu o encerramento da XV Mostra de Teatro do Douro, naquela que tem vindo a ser uma tradição deste festival.
O TAV – Teatro do Ave do Vila do Conde subiu ao palco com a peça “Com a Mentira me Enganas” e, no final, foi a vez dos grupos de teatro que percorreram os palcos de todas as edições do festival, serem homenageados.
De Vila do Conde chegou uma divertida comédia cuja trama se centrava numa herança que afinal não existia, mas que aguçou a cobiça dos diversos personagens que passavam pela venda da “Maria Luizinha”. No final é mesmo “o bêbado” que consegue trapacear, com a sua astúcia, os habitantes de Bajouca, incluindo o sr. Vigário.
No final do espetáculo, José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal da Régua congratulou o TAV e a Associação Vale d’Ouro por mais uma noite bem passada deixando as portas do Audir e da região abertas ao teatro. Patrique Alves, Diretor da Fundação INATEL em Vila Real, recordou o trabalho da Associação Vale d’Ouro nas várias áreas referindo que “molda o território” não só na cultura, como no desporto e na intervenção cívica. Afonso Carvalho, do TAV, estabeleceu que a Mostra de Teatro do Douro por conseguir desenrolar-se em vários municípios é um certame único no país e que a região do Douro é privilegiada por poder desfrutar do festival todos os anos.
Ainda antes do final, a Associação Vale d’Ouro homenageou os dezanove grupos de teatro que ao longo de quinze anos de Mostra de Teatro do Douro passaram pelo festival. Estiveram representados a maioria dos grupos. Luís Almeida, presidente da Associação Vale d’Ouro referiu que “os grupos de teatro que passaram pelo festival mostraram que são dignos destes palcos e os mais de 10 mil espectadores atestaram que o teatro não profissional, de base comunitária, faz parte das suas preferências”
A XV Mostra de Teatro do Douro arrancou a 12 de abril em Miranda do Douro e terminou a 31 de maio na Régua, depois de 10 espetáculos que percorreram a região.