Lamego Sociedade

Xantar foi palco para apresentação da data e imagem gráfica das Festas dos Remédios

A cidade de Lamego vai voltar a celebrar este ano, entre 21 de agosto e 9 de setembro, a sua Padroeira, a Nossa Senhora dos Remédios. Vão ser vinte dias de festa que pretendem “afirmar Lamego, o Douro e o país”.

Ana Catarina Rocha, Vereadora da Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios anunciou, no XXI Salón Internacional de Turismo e Gastronómico, em Ourense, Espanha), que o Município de Lamego vai candidatar estas festividades à eleição das “7 Maravilhas da Cultura Popular”, na categoria de Procissões e Romarias, atendendo ao facto de que a “Romaria de Portugal” possui características únicas.

A autarca destaca que a “Majestosa Procissão de Triunfo”, constitui, no dia 8 de setembro, o seu grande elemento diferenciador, sendo os andores armados em carros puxados por juntas de bois. Enalteceu ainda a sua dimensão humana inigualável, participada por um número elevado de figurantes, em particular muitas crianças.

Com a apresentação desta candidatura, o Município de Lamego quer promover e valorizar estas Festas, a cidade, a região, os usos e costumes locais e as suas gentes, fomentando o sentimento de orgulho junto de todos os lamecenses. “É a identidade plurissecular que, uma vez mais, chegará longe. É a sua idiossincrasia incomparável que será por todos apreciada”, afirma. O respetivo cartaz será apresentado no próximo dia 26 e a programação religiosa, cultural e social será divulgada paulatinamente.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, conhecidas como a “Romaria de Portugal”, representam a fé, a devoção e o culto à Padroeira de Lamego, formando um património imaterial das tradições religiosas nacionais de elevada importância na devoção Mariana manifestada em muitos momentos, principalmente no seu expoente máximo - “A Majestosa Procissão de Triunfo”-, e na vivência intergeracional de música e dança espontâneas que se materializam em diferentes espaços públicos da cidade.

Nestes dias, a cidade ganha uma nova vida, ao transformar-se com as iluminações decorativas, os espetáculos, os divertimentos e a feira. A juntar a isto, é animada com a realização de eventos culturais marcantes, a Marcha Luminosa, a Batalha de Flores, o Cortejo Etnográfico e a grande noitada com partidas de fogo-de-artifício, cujo programa culmina, no último dia, com um espetáculo pirotécnico e uma sessão de fogo de estoira.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026