Reportagem Sociedade Vila Real

Vinhos Alumni UTAD 2022 apresentados na companhia dos Queijos Alumni UTAD

A edição deste ano da cerimónia de apresentação dos Vinhos Alumni UTAD, A Prova dos Novos, contou com uma novidade, a junção de três queijos, também eles elaborados por antigos alunos da instituição transmontana.

Na cerimónia onde foram apresentados os vinhos deste ano, os seus autores designaram também os seus sucessores, não sem antes todos os presentes terem oportunidade de também eles provarem os vinhos e queijos apresentados.

Em 2022, o vinho tinto Alumni UTAD vai ser produzido na Áustria, país onde trabalha Luís Teixeira, o enólogo escolhido por Martta Reis Simões. Atualmente, é responsável pela produção dos vinhos da Weingut Wieninger e de Weingut Hajszan-Neumann, em Viena, contando com experiências internacionais em França e em Espanha.

A nomeação de Sandra Alves recaiu sobre a enóloga Patrícia Peixoto, que ficará responsável por criar, no próximo ano, o vinho branco Alumni UTAD. A sua vida profissional começou na região da Beira Interior, seguiu-se a região dos Vinhos Verdes e, desde 2006, Patrícia Peixoto dirige a produção na Casa Santa Vitória, na região do Alentejo.

Por indicação de Tiago Alves de Sousa, caberá ao enólogo Carlos Alves assinar o Vinho do Porto Alumni UTAD. Diretor de viticultura e enologia do grupo Sogevinus, Carlos Alves trabalhou na Porto Cálem até 2007. Já o próximo espumante Alumni UTAD nascerá das mãos do enólogo Daniel Fraga Gomes, uma missão incumbida pela enóloga Sofia Caldeira. Após 17 anos nas Caves Aliança, Daniel Fraga Gomes assinou os vinhos D’Eça e Cronica. Seguiu-se uma experiência nos Estados Unidos da América, como responsável de viticultura e enologia de uma adega e regressou para abraçar um novo desafio na Quinta do Vallado.

Em 2022, o queijo de cabra será produzido por Paulo Nobre Martins, uma nomeação de Inácio Neto. Com mais de três décadas ligado à produção de queijo, Paulo Nobre Martins desempenha as funções de técnico de produção na empresa espanhola ABIASA – Avances Bioquímicos e Alimentación.

Por indicação de João Reis, a produção do próximo queijo de ovelha será assegurada por Alice Vilarinho. Licenciada recentemente em Engenharia Zootécnica na UTAD, Alice Vilarinho iniciou a sua atividade profissional na Quinta Vila dos Reis, como chefe de produção. Marta Santos vai produzir o queijo de vaca em 2022, uma responsabilidade delegada por Zulmira Lopes. Tinha apenas um ano de idade quando os progenitores, que eram produtores de leite, se aventuraram no fabrico do “Queijo Senras” e, em 2011, constituiu, juntamente com as duas irmãs, a “SenrasDairy” para dar seguimento ao negócio dos pais.

No final da cerimónia, em declarações à imprensa, Emídio Gomes, reitor da universidade transmontana, revelava-se satisfeito com os produtos à prova, bem como no estreitar dos laços entre os antigos alunos e a instituição, algo “essencial” no entender do reitor.

“São momentos de muita alegria, de partilha dos valores da UTAD. É o momento em que, mais que ficar presos à história, honramo-la e perspetivamos o futuro.

É decisivo para nós manter a ligação aos antigos alunos, eles são os nossos maiores e melhores embaixadores. Nada nem ninguém como eles saberá transmitir os valores da UTAD aos novos alunos e para a sociedade. É algo que nos honra e que muito nos orgulha.

Poderiam haver vinhos de praticamente todas as grandes regiões vinícolas do Mundo, um sinal que a presença da UTAD neste setor se vai prolongar por muitos anos, algo que nos orgulha muito”.

Questionado sobre a qualidade dos produtos que tinha acabado de provar, o reitor não poupou os elogios.

“Comecei e terminei com um espumante inacreditável que sabe a mar, um Porto que torna óbvio que Deus passou por esta região, provei um tinto com carácter feminino e elegância únicos e um branco absolutamente fora da escala. Tenho a mania que não gostava de queijo de cabra mas rendi-me, o de vaca parecia de ovelha e o de ovelha era único, que mais poderíamos pedir?”.

Pedro Nuno Teixeira, Secretário de Estado do Ensino Superior, que também esteve presente na cerimónia, sublinhou a importância da ligação dos antigos alunos às instituições de ensino como fator de crescimento e desenvolvimento da mesma.

Zulmira Lopes – Queijo de vaca

Vinhos Alumni UTAD 2022 apresentados na companhia dos Queijos Alumni UTADA junção dos queijos a esta cerimónia é muito importante. O queijo sozinho só se for com marmelada ou compota. O casamento de um bom vinho com um bom queijo valoriza os dois.

Há uns aos fiz uma experiência com um queijo Terrincho com um vinho do Porto Reserva e a experiência foi melhor que comer um Abade de Priscos.

Como produtores de queijo temos que pensar cada vez mais associar-nos ao vinho e à gastronomia. Aquele queijo para a sande com marmelada já não tem significado, há outros produtos mais baratos que substituem o queijo nessa realidade.

Para se fazer um bom queijo é necessário um bom leite. Hoje o excesso de higiene ao nível das explorações leiteiras já não permite fazer um queijo de leite cru só, precisa da adição de um bom fermento lácteo.

Tiago Alves de Sousa – Vinho do Porto

Vinhos Alumni UTAD 2022 apresentados na companhia dos Queijos Alumni UTADO Vinho do Porto é um vinho especial, onde reunimos todo o conhecimento que as gerações anteriores foram passando, mas que também nos permite aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos que aprendemos aqui na UTAD.

É muito especial e uma grande responsabilidade ser da região, ter estudado aqui e estar agora a produzir vinhos no Douro. Ser escolhido para vir aqui apresentar um vinho é uma responsabilidade ainda maior e espero que tenha sido bem sucedido, é um vinho especial para mim.

Ter o meu nome nesta galeria é uma grande honra muito especial. Todos os que passaram pela UTAD acabam por ficar com um sentimento especial e tudo aquilo que possamos fazer para retribuir a esta universidade, fazemos.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024