São João da Pesqueira viveu, ao final da tarde de ontem, mais um momento de festa com a inauguração da edição deste ano da Vindouro – Festa Pombalina.
Ao longo de todo o fim de semana a animação está garantida com diversos pontos de interesse com concertos e atividades para todos os gostos.
A mostra de vinhos, com cerca de 100 produtores presentes, é um dos pontos fortes da Vindouro e para ajudar a entender melhor os néctares que pode provar, Manuel Moreira orienta um conjunto de conversas dedicadas ao tema: “Vinho do Porto é muito mais que vinho de sobremesa”, “Rosados estão na moda. Um mundo de tonalidades e frescura a descobrir”, “Acha que não sabe provar vinhos? Não se acanhe e venha dai!”, “No Douro o vinho é tradição, mas também inovação e irreverência” e “Harmonia à mesa. O vinho do Douro para o seu prato favorito”.
Presença regular no certame é o Marquês de Pombal, figura central do evento, e de um grupo de figurantes que darão ainda corpo ao tradicional Cortejo Pombalino e animam o Mercado Pombalino onde são recriadas diversas atividades de época.
Na noite deste sábado acontece também o Jantar Pombalino que esta ano será servido pelo Chef Chakall.
No decorrer do evento realiza-se o V Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, em que provadores da Revista de Vinhos avaliam, em prova cega e sem conhecimento prévio das amostras, os vinhos submetidos a competição pelos produtores participantes no evento. O anúncio dos vencedores decorre na tarde de domingo (1 setembro), com a atribuição das medalhas de ouro para o melhor vinho tinto, melhor vinho branco, melhor vinho rosé e melhor vinho fortificado. No final será entregue ao melhor vinho de todas as categorias o prémio principal, o Grande Medalha de Ouro. Ainda no domingo acontece o já habitual Leilão de Vinhos Generosos, uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros, diretamente dos produtores do “Coração do Douro”.
Depois de na noite inaugural terem sido os Delfins a animar o evento, a noite de sábado conta com a atuação do músico angolano, Matias Damásio. Domingo, 1 de setembro, a partir das 22:30, vai decorrer na Praça do Marquês, a “Noite Branca”, com os Putzgrilla que têm no seu DNA a vontade exclusiva de fazer música eletrónica que veio a tornar-se num dos projetos nacionais com maior visibilidade online.
Ausente da inauguração este ano esteve Marcelo Rebelo de Sousa, apesar de confirmada a sua presença o Chefe de Estado viu-se obrigado a cancelar a ida a São João da Pesqueira após o acidente com um helicóptero com militares da GNR no rio Douro.
Manuel Cordeiro, autarca pesqueirense, inaugurou o certame com um discurso emotivo, lembrando os sacrifícios dos viticultores da região e desafiando a região a unir-se num ano de grandes dificuldades para aqueles que produzem as uvas para os vinhos do Porto e Douro.
A presidir ao momento esteve o eurodeputado Hélder Silva que, no seu discurso sublinho o trabalho de Manuel Cordeiro na defesa dos interesses do seu território, lembrando ainda a importância do vinho e da atividade agrícola para Portugal.
Veja a fotogaleria aqui: https://bit.ly/47prfL