Sociedade Vila Real

Vila Real celebra olaria de Bisalhães com regresso do “Bom dia Cerâmica”

Vila Real voltou a comemorar a iniciativa “Bom dia Cerâmica”, com um evento alusivo à Olaria de Bisalhães. Foi possível mostrar como o Barro Preto pode dialogar com outras artes e, inclusivamente, promover encontros intergeracionais.

O anfiteatro da Avenida Carvalho Araújo foi pequeno para acolher este projeto que decorre do facto de o Município de Vila Real pertencer, há cerca de dois anos, à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que lançou, em Portugal, no último fim-de-semana, esta iniciativa europeia a que deram o nome de “BOM DIA CERÂMICA 2024”.

Além da exposição de peças de Louça Preta de Bisalhães, estiveram presentes neste evento os grandes obreiros desta arte, os Oleiros, que fizeram demonstrações da modelagem das peças, tendo-se criado pequenos ateliers para quem quis experimentar.

A Tuna de Bisalhães marcou igualmente presença neste dia onde, para além de fazer uma lindíssima atuação, serviu de “pano de fundo”, para que a atriz Anabela Nóbrega pudesse fazer uma criativa leitura encenada de uma história, já publicada em livro pelo Município (“Traz, Zas, Taz, Vamos ver como o Oleiro faz”), sobre todo o processo de confeção e cozedura do Barro Preto.

No final, a PT ACADEMY fez uma extraordinária e singular performance, com estilos de dança entre o contemporâneo e as danças urbanas, com a qual procurou recriar todo o processo pelo qual passa o Barro Preto até chegar às mãos do consumidor.

“Mostrou-se como a Olaria pode ser inspiração para outras artes, para outras formas de expressão artística, e que podemos fazer iniciativas que promovam o encontro de culturas e de gerações”, afirmou Mara Minhava, Vereadora da Cultura.

Para além do workshop de Olaria, realizou-se ainda um outro de pintura, ministrado pelo artista plástico Jorge Marinho, que inaugurou, recentemente, uma exposição, no Museu da Vila Velha, a que deu o nome de “As cores do Barro Preto”.

Sublinha-se que aderiram a esta ação de promoção e dinamização da cerâmica duas dezenas de cidades e vilas cerâmicas portuguesas, juntamente com mais de duas centenas a nível europeu, pertencentes a sete países.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024