Sociedade Vila Real

Vila Real celebra olaria de Bisalhães com regresso do “Bom dia Cerâmica”

Vila Real voltou a comemorar a iniciativa “Bom dia Cerâmica”, com um evento alusivo à Olaria de Bisalhães. Foi possível mostrar como o Barro Preto pode dialogar com outras artes e, inclusivamente, promover encontros intergeracionais.

O anfiteatro da Avenida Carvalho Araújo foi pequeno para acolher este projeto que decorre do facto de o Município de Vila Real pertencer, há cerca de dois anos, à Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que lançou, em Portugal, no último fim-de-semana, esta iniciativa europeia a que deram o nome de “BOM DIA CERÂMICA 2024”.

Além da exposição de peças de Louça Preta de Bisalhães, estiveram presentes neste evento os grandes obreiros desta arte, os Oleiros, que fizeram demonstrações da modelagem das peças, tendo-se criado pequenos ateliers para quem quis experimentar.

A Tuna de Bisalhães marcou igualmente presença neste dia onde, para além de fazer uma lindíssima atuação, serviu de “pano de fundo”, para que a atriz Anabela Nóbrega pudesse fazer uma criativa leitura encenada de uma história, já publicada em livro pelo Município (“Traz, Zas, Taz, Vamos ver como o Oleiro faz”), sobre todo o processo de confeção e cozedura do Barro Preto.

No final, a PT ACADEMY fez uma extraordinária e singular performance, com estilos de dança entre o contemporâneo e as danças urbanas, com a qual procurou recriar todo o processo pelo qual passa o Barro Preto até chegar às mãos do consumidor.

“Mostrou-se como a Olaria pode ser inspiração para outras artes, para outras formas de expressão artística, e que podemos fazer iniciativas que promovam o encontro de culturas e de gerações”, afirmou Mara Minhava, Vereadora da Cultura.

Para além do workshop de Olaria, realizou-se ainda um outro de pintura, ministrado pelo artista plástico Jorge Marinho, que inaugurou, recentemente, uma exposição, no Museu da Vila Velha, a que deu o nome de “As cores do Barro Preto”.

Sublinha-se que aderiram a esta ação de promoção e dinamização da cerâmica duas dezenas de cidades e vilas cerâmicas portuguesas, juntamente com mais de duas centenas a nível europeu, pertencentes a sete países.

Últimas Notícias

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024

IVDP cria Academia Douro e Porto para reforçar formação no setor

4/11/2024

UTAD promove “match” entre talentos e oportunidades de carreira

3/11/2024

Abertura de procedimento para entrega de talhão das hortas urbanas

2/11/2024

Transportes públicos em Lamego com informação em tempo real

1/11/2024

Curso de Português Língua de Acolhimento para migrantes em Armamar

31/10/2024