Fontaínhas Fernandes

Valor da gastronomia no desenvolvimento do Douro

O turismo tem vindo a assumir uma relevância crescente no desenvolvimento social e económico do Douro, face ao aparecimento de novos formatos e nichos de oferta, como o enoturismo e do turismo gastronómico.

As experiências centradas no vinho e na gastronomia assumem uma crescente componente da despesa turística a nível internacional e produzem efeitos evidentes noutras dimensões do desenvolvimento dos territórios, entre as quais a agricultura, a produção alimentar, a restauração e as indústrias culturais e criativas.

Estas experiências, por outro lado, contribuem para a promoção da imagem dos territórios, promovem o aumento da estada média e da despesa dos turistas, a redução da sazonalidade e uma mais equitativa distribuição geográfica da procura turística.

Contudo, os mercados turísticos e do lazer têm vindo a tornar-se mais concorrenciais, forçando os fornecedores a inovar e a desenvolver novos conceitos e ofertas diferenciadoras, combinando elementos culturais, criativos, educativos e de entretenimento.

O Douro, pelas suas características, deve convocar os melhores recursos e produtos endógenos, as tradições culturais, a criatividade, o talento, a investigação científica e o empreendedorismo. Como nos vinhos, o Douro pode afirmar-se como um polo competitivo na gastronomia, gerando riqueza, emprego, notoriedade e atratividade.

Indubitavelmente, a cultura gastronómica é uma fonte de diversidade cultural, económica e social, e, consequentemente, fornece as bases para negócios emergentes e assume um papel incontornável no desenvolvimento das regiões; assim, também na região do Douro.

Últimas Notícias

III Encontro de Cantadores de Janeiras realiza-se em Freixo de Espada à Cinta

17/01/2025

Residência universitária em Lamego pronta a tempo do próximo ano letivo

17/01/2025

Rede Eunice Ageas leva “Quis saber quem sou” a Vila Real

17/01/2025

Exposição “Pare, Escute e Olhe: O Ramal Ferroviário do Sabor”

17/01/2025

Revista Memória Rural é um projeto “consolidado”

17/01/2025

Nasce na UTAD uma visão Atlântica sobre migrações

15/01/2025

Abertas candidaturas ao investimento no âmbito do PEPAC no Continente

15/01/2025

Espetáculo de Magia com Rúben Félix no Cineteatro de Torre de Moncorvo

15/01/2025