Sociedade Vila Nova de Foz Côa

Vá de comboio até Foz Côa conhecer as Amendoeiras em Flor

Numa parceria entre a CP – Comboios de Portugal e o município de Vila Nova de Foz Côa, a Rota da Amendoeira em Flor foi este ano restruturada aliando o turismo ferroviário a um dos mais belos momentos da região duriense, o florir das amendoeiras.

O branco e o rosa dominam por estes dias a paisagem do Douro Superior com milhares de amendoeiras o mostrarem todo o seu esplendor, um espetáculo natural que todos anos atrai milhares de turistas às ruas de Vila Nova de Foz Côa.

Na apresentação deste produto turístico, que teve lugar no Centro de Alto Rendimento do Pocinho esteve Pedro Moreira, Presidente da CP, que explicou “estes novos produtos turísticos da CP têm como objetivo uma nova política de turismo ferroviário e, ao mesmo tempo, a coesão territorial”. O responsável sublinhou ainda que “esta viagem, a bordo do comboio Miradouro, é a forma mais sustentável de conhecer e visitar esta região classificada como Património Mundial”.

O presidente da CP fez ainda questão de lembrar que só é possível prestar este serviço aos turistas “porque os trabalhadores da CP conseguiram recuperar as panorâmicas e históricas carruagens que, infelizmente, estavam abandonadas”.

Por seu lado, João Paulo Sousa, autarca de Foz Côa, lembrou a importância da ferrovia para o concelho, aproveitando para lembrar a promessa feita pelo Governo que até ao final de março será apresentado o concurso para o projeto de reativação da Linha do Douro até Barca D’Alva. Contudo, o autarca disse que por agora “o momento é de silêncios, mas sempre com atenção”.

“Com importância histórica que a linha do Douro tem para toda a região duriense e em especial para o concelho de Foz Côa, o Município, em parceria com a CP, decidiram este ano reformular o programa da Rota das Amendoeiras em Flor, e estruturar um programa turístico exclusivo para o concelho de Foz Côa”, afirmou João Paulo Sousa acrescentando que “desta forma o Município pretende seduzir o turista que escolhe a ferrovia para visitar este território do Douro Superior, e contemplar o espetáculo natural que são as Amendoeiras em Flor”.

A grande novidade desta edição é o facto de os passageiros puderem degustar doces regionais, artesanais e típicos do Marco de Canaveses durante a viagem. Na ida, vão provar as famosas Fatias do Freixo, uma iguaria de origem conventual com uma tradição de dois séculos.

Já durante a viagem de regresso, será possível saborear as não menos famosas cavacas do Marco de Canaveses.

Estão programadas sete viagens. O percurso, pela Linha do Douro, entre Porto-São Bento e o Pocinho, em Foz Côa, faz-se todos os sábados e domingos entre 25 de fevereiro e 18 de março. No Pocinho a autarquia terá autocarros disponíveis para uma vista às amendoeiras e à cidade, onde decorre o certame.

O custo de cada viagem (ida e volta) é de 49 euros, sendo de 25 euros para crianças dos 4 até aos 12 anos.

Últimas Notícias

2500 vouchers de oferta este Natal no comércio local de Lamego

2/12/2024

Magia de Natal chega a Tarouca

29/11/2024

Dezpassitos nos EUA para participar no “All Dance World 2024”

28/11/2024

Novo Orçamento da Misericórdia de Lamego aposta na melhoria de serviços

19/11/2024

Casa do Douro: Liderança será discutida a duas vozes

14/11/2024

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024