A CrithinkNet – Rede Portuguesa de Pensamento Crítico, coordenada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), realiza nos dias 3 e 4 de abril o seu primeiro encontro, no ISLA Santarém – Instituto Politécnico, que visa inaugurar um ciclo de encontros bienais com o objetivo fomentar o debate e a partilha de conhecimentos sobre o papel do pensamento crítico em diversas áreas da sociedade.
O evento reunirá especialistas, académicos, investigadores e profissionais interessados em explorar o pensamento crítico como uma ferramenta essencial para a formação, inovação e transformação social. Os trabalhos serão organizados em seis eixos temáticos, refletindo a diversidade e a amplitude da aplicação do pensamento crítico nas mais variadas áreas: no mundo digital, no contexto laboral, na formação no ensino superior, na ciência e ética, no ambiente e sustentabilidade, na promoção da saúde.
Liderada pela UTAD, a Rede Portuguesa de Pensamento Crítico dedica-se a apoiar investigadores, professores e estudantes na promoção, criação e disseminação de boas práticas de ensino, aprendizagem e investigação, com a missão de formar cidadãos e profissionais conscientes, responsáveis e participativos. Para isso, a rede promove o conhecimento e a investigação científica sobre pensamento crítico no Ensino Superior, sensibiliza as instituições para a importância deste na formação dos estudantes e valoriza os docentes através de estratégias que o integrem nos processos de ensino-aprendizagem e nos planos de estudos.
Atualmente, a Rede conta com mais de 300 docentes e investigadores de diversas áreas científicas, provenientes de mais de 50 instituições públicas e privadas de Ensino Superior em todo o país. Todos partilham a preocupação com a promoção do pensamento crítico entre os estudantes, futuros cidadãos e profissionais. Esta preocupação reflete o reconhecimento de que as rápidas transformações e os desafios globais do século XXI exigem cidadãos participativos, capazes de pensar e agir de forma crítica e criativa perante a realidade local e global.
Através destas iniciativas, a rede procura transformar o Ensino Superior, capacitando indivíduos e instituições para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo de forma ética e crítica. Além disso, promove a partilha de recursos e conhecimentos e fomenta parcerias nacionais e internacionais.
O encontro contará com a participação de entidades oficiais ligadas ao ensino e à investigação, reforçando a importância do pensamento crítico na educação, na sociedade e no mercado de trabalho e com participações de grandes nomes internacionais da área: Linda Elder, presidente da Foundation for Critical Thinking, e Carlos Saíz, da Universidade de Salamanca.