A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) estará presente na rota da “Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável 2021 – 2030”.
A 16 e 17 de março, realiza-se o evento “O Oceano e o Clima", que irá reunir os mais diversos especialistas nacionais, como também contará com a presença do ministro do Mar, Ricardo Santos e do presidente do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (CP-COI/UNESCO), Luís Menezes Pinheiro.
No dia 17 de março, no Museu de Geologia Fernando Real, da UTAD, será ainda inaugurada a exposição “Oceano: Motor do Clima e Berço da Vida”, que ficará em exibição até 30 de setembro, com entrada gratuita para todos os visitantes.
Segundo o reitor da academia transmontana, Emídio Gomes, “o conhecimento científico é fulcral para uma economia azul sustentável, sobretudo quando nos debatemos com o impacto das alterações climáticas” e desta forma, através destas iniciativas, a UTAD dará o seu contributo para a Década das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável.
A sessão de abertura do evento “O Oceano e o Clima”, será presidida pelo reitor da UTAD, onde também estarão presentes o presidente da Estrutura de Missão V Centenário Fernão de Magalhães, José Marques e o presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos.
“O oceano foi o berço dos seres vivos primitivos e continua, nos dias de hoje, a ser absolutamente crucial para a sustentabilidade da vida no Planeta, tendo um papel primordial no clima global e nos riscos naturais relacionados com os fenómenos meteorológicos extremos”, adianta a diretora do Departamento de Geologia, Elisa Preto Gomes.
Esta é uma iniciativa do Comité Português para a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO, coorganizada pelo Ministério do Mar, pela Estrutura de Missão V Centenário Fernão de Magalhães e pela UTAD.