A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Santa Casa da Misericórdia de Vila Real disponibilizam uma dezena de camas para estudantes universitários, ao abrigo do plano de emergência para o alojamento estudantil.
“Esta iniciativa reflete o compromisso da UTAD em assegurar condições dignas de alojamento, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos estudantes. Através deste protocolo, a UTAD reafirma a sua aposta em parcerias estratégicas que contribuem para o sucesso da experiência universitária e para o futuro mais sustentável do Ensino Superior em Portugal”, afirma o reitor Emídio Gomes.
Situadas no centro de Vila Real, as habitações (duas de tipologia T3 e uma T4) estão dotadas de todas as condições de conforto e de funcionalidade.
Os estudantes vão poder usufruir de quartos individuais e ter acesso a cozinhas completamente equipadas, salas de convívio e rede Wi-Fi.
O protocolo de cooperação entre a academia transmontana e a Misericórdia de Vila Real enquadra-se no plano de emergência para o alojamento estudantil implementado pelo governo e que que prevê uma linha de financiamento de 7,4 milhões de euros para que as instituições de Ensino Superior reforcem o número de camas para estudantes com entidades públicas, privadas e do setor social.