Foram 14 os alunos contemplados para participar na Universidade Júnior 2022. O projeto, que incentiva e desperta o interesse em várias áreas académicas e promove o sucesso escolar, conta com o apoio da Câmara Municipal de Tabuaço, desde 2015.
Trata-se do maior programa nacional de iniciação ao cenário académico do ensino superior e está disponível para os estudantes do ensino básico e secundário. Falamos da U. Jr. - Universidade Júnior - através da qual os jovens estudantes têm a oportunidade de conhecer, para além da Porto Business School e várias unidades no campo da investigação, as 14 faculdades que compõem a Universidade do Porto, e os respetivos cursos.
A Câmara Municipal de Tabuaço tem tido um papel fundamental neste projeto e na oportunidade que é dada, todos os anos, desde 2015, a jovens Tabuacenses.
Este ano a U. JR. conta com a presença de 12 participantes, dois alunos de cada ano de escolaridade, a quem está a ser dada a oportunidade de participar nos cursos de verão.
Para o Executivo Municipal este é uma iniciativa a manter e incentivar, tratando-se de promover o gosto pelo conhecimento em múltiplas áreas, particularmente as abrangidas pela instituição universitária, a familiarização com o ambiente académico e, ainda, a contribuição para a escolha de um percurso vocacional.
Importante referir, até porque Presidente da Câmara e Vereadores são unânimes quando defendem que "projetos como a Universidade Júnior têm também um importante contributo nas taxas que minimizam não só o insucesso como o abandono escolar". "Trata-se de incentivar, promover e criar oportunidades que farão, com certeza, diferença no futuro destes jovens", é a convicção da Câmara Municipal.