Saúde Vila Real

ULSTMAD reforça a oferta assistencial e aposta na prevenção do cancro

A Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro (ULSTMAD) avança na prestação de cuidados de saúde e na prevenção do cancro, com a criação das novas consultas de Grupo de Tumores Hereditários e Oncogenética, apresentando, desta forma, uma gestão proativa de riscos genéticos associados a este tipo de doença.

Marta Sousa, Diretora do Centro Oncológico da ULSTMAD, explica que esta iniciativa tem como objetivo "identificar mutações genéticas associadas ao desenvolvimento de tumores hereditários, disponibilizando uma abordagem multidisciplinar para uma resposta mais eficaz no tratamento, na vigilância atenta e na profilaxia".

Os tumores genéticos/ hereditários acontecem em 5 a 10% dos casos de cancro e têm demonstrado uma tendência crescente. Sendo tumores mais agressivos, há um risco acrescido, que pode ser mitigado com vigilância apertada, tanto nos doentes como nos familiares saudáveis, na consulta de Oncogenética.

"Aos doentes com cancro e que têm esta mutação, é disponibilizada vigilância de novos tumores, assim como acesso a tratamentos específicos, uma vez que hoje em dia, há fármacos dirigidos para esta tipologia de tumores, com resultados muito satisfatórios", conclui a médica.

Rosário Pinto Leite, Geneticista laboratorial da ULSTMAD, salienta a importância desta instituição de saúde "dispor de um Laboratório de Genética, o único fora dos grandes centros (Porto, Coimbra e Lisboa)". Este Laboratório "possibilita uma deteção mais célere destas mutações, tanto para os doentes que já têm um histórico de cancro, como para familiares saudáveis, que também podem estar em risco. No ano passado, alcançou o dobro da produção prevista".

Márcia Martins, Geneticista clínica da ULSTMAD, acrescenta, ainda, que esta Unidade de Genética Médica "além dos testes laboratoriais, proporciona aconselhamento genético personalizado, avaliação do risco hereditário familiar e encaminhamento para vigilância clínica e tratamento preventivo, quando necessário".

O Conselho de Administração considera esta ação um passo significativo na consolidação da prevenção e tratamento do cancro, ao oferecer uma abordagem integrada, que abrange desde a avaliação genética, até à vigilância clínica e tratamento, reforçando o compromisso de proporcionar cuidados de saúde de qualidade à população.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026