Autarquia vai atribuir aos pais cheques-prenda até mil euros por cada bebé que nasça na freguesia, procurando contribuir para inverter a evolução populacional negativa.
A União das Freguesias de São João da Pesqueira e Várzea de Trevões lançou uma medida de apoio às famílias para incentivar a natalidade. O apoio concedido pela iniciativa consiste na atribuição de cheques-prenda até ao montante máximo de 1000€ (mil euros), por criança nascida, ou adotada, a partir de 1 de janeiro de 2022, sendo esse, um contributo importante nos custos que advêm da parentalidade.
Esta medida tenciona incentivar a natalidade, mas também estimular o comércio local, até porque os cheques-prenda são válidos na freguesia, com exceção das grandes superfícies, para a aquisição de bens e/ou serviços fundamentais para o bem-estar das crianças, nomeadamente inscrição e frequência na creche ou equivalente, consultas médicas, medicamentos, artigos de higiene, equipamentos, alimentação, vestuário e calçado, sendo elegíveis despesas devidamente discriminadas nas faturas, realizadas em qualquer estabelecimento aderente ao programa.
A medida já se encontra em vigor. As candidaturas aos apoios devem ser requeridas até 120 dias após o nascimento da criança, ou, no caso dos nascidos antes da entrada em vigor do regulamento, até 120 dias após o seu estabelecimento.
Para informações ou esclarecimentos adicionais, os interessados poderão dirigir-se aos Serviços Administrativos da União de Freguesias de São João da Pesqueira e Várzea de Trevões, localizados na Rua D. Afonso III de Leão. O regulamento da medida pode também ser consultado online em bit.ly/rgl-natalidade.