A decisão agora anunciada surge dois dias depois de a Fundação AIP, proprietária da FIL, ter confirmado a realização da BTL, agora esvaziada dos principais players do mercado turístico português.
No documento pode ser-se que a decisão surge por não estarem "reunidas as condições para manter a sua participação na BTL, na próxima semana”.
Ainda no comunicado, os envolvidos informam que "estão a envidar os melhores esforços para manter algumas das ações previstas em formato digital”, sem no entanto descurar a realização das mesmas se “o evento poder decorrer noutra data se assim for decidido.
Uma vez que a grande maioria das empresas e agentes do setor tem já uma marcada presença digital, o Turismo de Portugal considera assim que, num momento de constrangimentos excecionais, estarão criadas condições para que o habitual networking e decorrente dinamização do setor que a BTL promove não sejam prejudicados”, indica o TdP, frisando novamente “sem prejuízo para a possibilidade do evento poder decorrer noutra data se assim for decidido“.
Contactada pelo VivaDouro, a organização do maior certame português ligado ao turismo, afirma em exclusivo à nossa reportagem que está "neste momento a reavaliar a situação" devendo haver uma tomada de posição "ainda durante a tarde de hoje".