Num longo discurso o presidente americano, Donald Trump, acaba de anunciar uma taxa alfandegária para todos os produtos provenientes da União Europeia, uma tarifa que afetará a região do Douro, em especial no setor vinícola.
Num discurso que intitulou de “Declaração de Independência Financeira”, Donald Trump explicou ainda que estas tarifas “vão criar mais empresas e empregos para os americanos, conseguindo também baixar os preços dos produtos” produzidos nos Estados Unidos. “Vamos fazer a América prosperar como nunca”, concluiu.
Os Estados Unidos estão entre os cinco principais mercados de exportação para os vinhos do Douro e do Porto, representando, em 2024, cerca de 36 milhões de euros em exportações de vinho do Porto, um aumento de 6,5% em relação ao ano anterior. As exportações de vinhos DOC Douro para os EUA alcançaram aproximadamente 5,6 milhões de euros no mesmo período.
A implementação destas tarifas poderá resultar em uma redução significativa das exportações para os EUA, afetando negativamente a economia da região do Douro, que depende fortemente do setor vitivinícola.
A imposição desta nova tarifa sobre produtos europeus pode ter um efeito também no azeite nacional, afetando a competitividade e a procura nos EUA.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), entre 2017 e 2021, as exportações portuguesas de azeite para os EUA cresceram a uma taxa média anual de 39,0%