Freixo de Espada à Cinta Sociedade

Torre Heptagonal ilumina-se de vermelho para assinalar Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne

Esta noite, a Torre Heptagonal, em Freixo de Espada à Cinta, iluminar-se-á de vermelho para lembrar o Dia Mundial para a Consciencialização da Distrofia Muscular de Duchenne, que se assinala amanhã, dia 07 de setembro.

É desta forma que o Município de Freixo de Espada à Cinta se associa a este movimento global que visa sensibilizar a população para esta doença neuromuscular rara que afeta principalmente os bebés do sexo masculino, com uma incidência de 1 caso em cada 3500 nascimentos. Este ano também com foco no impacto desta distrofia na vida do género feminino: nas mães, investigadoras, portadores da doença, embaixadoras da mesma e outras representantes que vivem afetadas por esta distrofia.

A iniciativa da World Duchenne Organization (WDO) é dinamizada em Portugal pela Associação Portuguesa de Neuromusculares (APN), sob o lema "Juntos podemos mudar a vida das nossas crianças".

A Distrofia Muscular de Duchenne é causada pela incapacidade do organismo produzir a distrofina, uma proteína fundamental para o funcionamento dos músculos. Os primeiros sintomas costumam surgir no início do segundo ano de vida, com os doentes a apresentarem atraso na aquisição da marcha, marcha instável, quedas frequentes, dificuldade em se levantarem do chão, subir e descer escadas ou incapacidade de correr. Pode ocorrer também atraso na linguagem, dificuldades de aprendizagem e alterações de comportamento. Segundo a World Duchenne Organization, na maior parte do países, a Distrofia Muscular de Duchenne é diagnosticada em média após os quatro anos de idade, registando-se um atraso de cerca de dois anos e meio no diagnóstico. Tal acontece devido ao desconhecimento que ainda existe acerca desta doença, uma realidade que esta iniciativa procura combater em todo o mundo.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026