No fim-de-semana de 1, 2 e 3 março, teve lugar nos restaurantes do concelho de Torre de Moncorvo mais uma edição do Fim de Semana Gastronómico do Borrego da Churra da Terra Quente.
Esta iguaria, que normalmente é confecionada em caldeirada de borrego, assado na brasa ou em ensopado podia ser degustada nos 13 restaurantes aderentes, entre eles a Lareira, Adega o Caneco, Piscinas, Cantinho da Terrincha, Jardim Restaurante, Artur, Botelho, Frango, Pizzaria Panorâmica, Romanzeira, Taberna do Carró, Taberna do Zé Relhas e Típico.
O Borrego Terrincho pertence à raça Churra da Terra Transmontana, e é um produto com denominação de origem protegida. O maneio tradicional destes animais, que se alimentam sobretudo de ervas espontâneas, está associado à exploração dos olivais da nossa região, o que confere à carne características de degustação diferenciadas.
Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de provar como sobremesa o delicioso bolo de amêndoa, o requeijão e o queijo terrincho, acompanhados com compotas tradicionais, não esquecendo as famosas amêndoas cobertas, tão típicas deste concelho.
Os Fins-de-Semana Gastronómicos do Borrego da Churra da Terra Quente foram organizados pela Câmara Municipal de Torre de Moncorvo e Associação de Comerciantes e Industriais de Moncorvo, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal.