Lamego Saúde Sociedade

Tertúlia na Misericórdia mostrou inovação no serviço social

Mais de 50 pessoas marcaram presença esta quarta-feira na tertúlia "Serviço Social Presente - Práticas Inovadoras", um encontro que apresentou na cidade de Lamego várias práticas inovadoras desenvolvidas nesta área com vista à criação de uma sociedade mais justa, em particular nos setores da saúde, da deficiência e da intervenção social.

Organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Lamego, a tertúlia também serviu para aprofundar o conhecimento sobre a nova Ordem dos Assistentes Sociais que regula, desde o ano passado, as condições de acesso ao exercício profissional e o próprio exercício profissional. Os seus estatutos acautelam a defesa dos interesses dos cidadãos e obrigam os assistentes sociais ao cumprimento dos princípios e valores do serviço social, matéria que integra a sua formação e que os orienta ao longo da vida.

A primeira intervenção da tertúlia esteve a cargo de Armanda Magalhães, assistente Social do IPO Coimbra, que abordou o papel do serviço social no contexto hospitalar, sublinhando que esta intervenção é constituída por três momentos fundamentais: o acolhimento, o plano individual de cuidados e o acompanhamento social.

A oradora seguinte, Cláudia Dinis, assistente social da “Associação Social de Apoio à Deficiência”, em Mondim de Basto, ilustrou como é que o serviço social é um elemento chave na conquista da cidadania e na inclusão social de pessoas com deficiência, cabendo ao assistente a tarefa de encaminhar, orientar e capacitar os utentes. Um trabalho que exige uma intervenção contínua, desde a infância à velhice, de modo a contribuir decisivamente para a melhoria da sua qualidade de vida.

A finalizar, a intervenção de encerramento coube a Sandra Mendes, técnica que integra um dos mais emblemáticos projetos de raiz social do Serviço Educativo da Casa da Música: o “Som da Rua”. Com um forte apoio de músicos profissionais e educadores sociais, os elementos deste grupo amador, maioritariamente pessoas sem-abrigo e idosos que vivem isolados, ensaiam todas as semanas e realizam concertos, numa lógica de intervenção social por via da cultura e da arte.

Realizada no Salão Nobre da Misericórdia de Lamego, a tertúlia "Serviço Social Presente” integrou

as comemorações do 500º aniversário desta Santa Casa, cujo programa se estenderá ainda durante os próximos meses.

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025