A partir da noite de hoje, em Poiares, Peso da Régua, e até domingo, o “Festival das Sopas e do ‘Binho’” promete muita animação e diversos sabores para conhecer.
Nascido pelas mãos da associação Douro Inédito, este festival dá a conhecer os sabores da região duriense através de um prato tão típico como a sopa.
O organizador afirma que “serão 1200 litros de várias sopas, gratuitas para todos, e muito ‘binho’. Cada visitante terá apenas que adquirir uma tijela e uma caneca para poderem comer e beber”.
Esta é uma festa que tem uma forte ligação às tradições, sublinhada pela animação musical do festival que é marcada por grupos de bombos, rancho, concertinas, tudo encabeçado por Georges Canário, que marca hoje o arranque da festa.
Amanhã (sábado), a animação começa pelas 14 horas com a abertura da Feira de Artesanato e Vinho, com a presença de diversos artistas e produtores da região. Às 15 horas tem início o Encontro de bombos, com quatro grupos, até às 19 horas, momento em que serão apresentadas e distribuídas as sopas pelos visitantes. À mesma hora tem ainda início o ConcertinasShow.
A animação do dia termina às 21:30 com um concerto da Banda Juvenil Salesiana de Poiares.
No domingo o dia começa com uma missa na Capela da Nossa Sra. Da Graça, em que estará exposta a Santa Cruz de Poiares, um símbolo da aldeia, datado do século XIII.
A tarde arranca com o Encontro de ranchos, às 15:30. Para as 17 horas está marcada a atuação do grupo Rebelo do Douro, que marca também o início de distribuição das sopas.
Este evento é organizado pela associação Douro Inédito, com o apoio da autarquia reguense e da Junta de Freguesia de Poiares e Canelas, assim como da Banda Juvenil Salesiana de Poiares.