Sociedade Vila Real

Silva Peneda vai ser Honoris Causa pela UTAD

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai atribuir o título de Doutor Honoris Causa ao economista e político José Silva Peneda, como forma de reconhecimento pelo seu percurso profissional e dedicação à causa pública. A cerimónia terá lugar na Aula Magna a 22 de março, dia em que se assinala o 38º aniversário da academia transmontana.

“O Doutor José da Silva Peneda é um exemplo de serviço público, com uma vasta carreira, nacional e internacional, ao serviço da região Norte de Portugal, do Governo, da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu e da UTAD. É, por isso, da maior justiça a atribuição do mais alto galardão universitário”, afirma o reitor Emídio Gomes.

José Silva Peneda desempenhou vários cargos de relevo na política nacional e europeia. Foi ministro do Emprego e da Segurança Social, secretário de Estado, na área da administração regional em três governos, e deputado do Partido Social Democrata na Assembleia da República. Entre 2004 e 2009, trabalhou como eurodeputado, seguindo-se a presidência do Conselho Económico e Social até 2015. Abdicou desse cargo para se tornar no principal conselheiro do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker. A ligação de Silva Peneda à UTAD remonta a 2013, ano em que aceitou presidir ao Conselho Geral da academia transmontana.

Atualmente, Silva Peneda é membro da Chancelaria das Ordens Honoríficas, presidente da Assembleia Geral da União das Misericórdias Portuguesas e membro do Conselho Consultivo da Fundação Bissaya Barreto.  Aos 74 anos, receberá o doutoramento Honoris Causa pela UTAD, juntando-se a um conjunto de personalidades já agraciadas com este título.

Últimas Notícias

Mercado Local de Produtos da Terra arranca no próximo mês de maio

16/04/2024

UTAD regista aumento de 75% nos alunos internacionais candidatos ao próximo ano letivo

16/04/2024

Câmara de Lamego beneficia relvado do Estádio dos Remédios

15/04/2024

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024