A Lapa e Aquilino Ribeiro são duas marcas de Sernancelhe. Completando 520 anos, o Santuário de Nossa Senhora da Lapa é reconhecido como um dos principais centros de romagem em Portugal, mantendo até hoje um sentido religioso notável; já Aquilino é um dos mais reconhecidos escritores portugueses do século XX, que mereceu honras de Panteão Nacional, em 2007, assinalando-se em 2023, 60 anos da sua morte.
Nos dias 27 e 28 de maio, na Lapa, o Município de Sernancelhe realizará a 13ª Feira Aquiliniana, evento com reconhecido rigor histórico e etnográfico, inspirado nas romarias da Lapa do tempo de Aquilino Ribeiro e proporcionando aos visitantes um “regresso” ao passado, uma “viagem” pela identidade das nossas terras e das nossas gentes. A importância cultural deste evento é comprovada com a presença do Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, no dia 27 de maio, para presidir à apresentação da Revista “Aquilino” nº5, publicação editada pelo Município de Sernancelhe.
2023 é um ano especial na mundividência de Aquilino Ribeiro. De tal forma que, pela primeira vez na nossa história, os municípios de Sernancelhe, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva, Paredes de Coura, a Fundação Aquilino Ribeiro e a família do escritor uniram-se para assinalar, com mais de duas dezenas de atividades em todo o País, os 60 anos da morte do escritor natural do Concelho de Sernancelhe.
A Feira Aquiliniana é o primeiro grande momento cultural a acontecer no âmbito destas comemorações, tendo associado ao evento, que completa 13 anos, a apresentação da Revista Literária “aquilino”, n.º 5, no claustro do Colégio de Nossa Senhora da Lapa, precisamente o espaço onde Aquilino Ribeiro estudou e sobre o qual escreveu muitas páginas da sua obra literária. Presidirá à sessão de apresentação da “aquilino” o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, que visitará também a Feira Aquiliniana e o espaço do Santuário.
Assumindo o objetivo cimeiro de ser um tributo a Mestre Aquilino e à Lapa, a Feira Aquiliniana acontece no terreiro do Santuário, envolto pelo conjunto patrimonial constituído pela Igreja, Colégio, Pelourinho, Casa da Câmara e o casario tradicional daquela comunidade pertencente à Freguesia de Quintela, Sernancelhe, enaltecendo a vertente religiosa, a fé e a lenda que comprovam os 520 anos de história de uma localidade criada pelos Jesuítas.
A Feira contará com representações cénicas dos hábitos e costumes tradicionais por grupos etnográficos e de teatro, animação de rua e dramatização de excertos das obras de Aquilino Ribeiro, atuações de ranchos folclóricos e grupos de concertinas e fado à desgarrada e uma mostra permanente de artesanato e de produtos regionais, sempre enquadrados no ambiente que recria a Lapa de finais do século XIX, início do século XX.