A 8.ª edição do Festival de Sopas e Encontro de Ranchos tem data marcada para 25, 26 e 27 de fevereiro no Expo Salão de Sernancelhe.
Recuperando o formato tradicional, o evento mantém o propósito de continuar a promover a gastronomia local, em especial a sopa, com intenção de renovar hábitos antigos, impulsionar a cultura, o artesanato e as gentes de Sernancelhe e projetar turisticamente o território como espaço de história, onde a identidade se cultiva e celebra.
De referir ainda que esta iniciativa, que representa um dos primeiros eventos de inverno, assinala o primeiro momento integrado nas comemorações da Festa da Castanha, que este ano celebra 30 anos de existência.
Como novidade, este Festival de Sopas propõe uma atividade virada para o público infantil, concretamente para os alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas, que serão desafiados a participar em sessões de sensibilização para os benefícios do consumo diário de sopa. Sob o mote “Come sopa e a tua vida ganha mais cor”, esta iniciativa começará no dia 21, no Espaço da Castanha e do Castanheiro, e prolonga-se até dia 25.
Durante 3 dias, 16 associações do concelho irão confecionar os mais variados tipos de sopas que os visitantes podem provar. Este ano, está prevista a participação de:
- Associação AMBULA IPSS
- Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe
- Associação de Caça Távora e Zebreira
- Associação Desportiva e Recreativa de Sarzeda
- Associação Dinamizadora da Aldeia da Faia
- Baldios “Cinco Réis de Gente” do Carregal
- Banda Musical 81 de Ferreirim
- Casa do Benfica de Sernancelhe
- Confraria da Castanha
- Escola Profissional de Sernancelhe
- Grupo Motard de Ferreirim
- Manta Verde – Associação da Biointerpretação de Lamosa
- Núcleo Desportivo de Cultural de Vila da Ponte
- Rancho Folclórico de Sernancelhe
- Grupo Motard Amigos Binantes
- Associação de Melhoramentos da Freguesia de Escurquela
Os visitantes terão assim a oportunidade de descobrir, provando gratuitamente os sabores da terra aliados aos saberes ancestrais, às artes e aos ofícios e às exibições sempre memoráveis dos ranchos folclóricos.