Entre os dias 8 e 11 de agosto, a localidade de Vila Maior, no concelho de Santa Marta de Penaguião, prepara-se para receber mais uma edição das icónicas Festas de São Lourenço, que todos os anos animam o ambiente da aldeia.
O cartaz é de luxo, com os Santamaria a abrir a festa a 8 de agosto, no âmbito do seu «Tour 25 Anos», que comemora a história de sucesso de uma banda com mais de um milhão de discos vendidos; Jorge Ferreira foi o escolhido para animar a noite do dia 10 de agosto, o Dia do Padroeiro, e promete nova «enchente» de apreciadores deste grande artista da música portuguesa, num dia que também ficará marcado pela Majestosa Procissão em Honra de São Lourenço a partir das 18h; a 11 de agosto, Rui Bandeira trará a sua rica produção musical a Vila Maior, num percurso que já o levou aos palcos da Eurovisão.
Para os elementos da Comissão de Festas em Honra de São Lourenço, “o sentimento é de enorme orgulho por conseguirmos apresentar um cartaz ao nível das melhores festas populares da região. Este esforço é ainda mais meritório quando constatamos que Vila Maior nem freguesia é, mas consegue agigantar-se ao ponto de fazer uma Festa popular que, todos os anos, faz da nossa localidade uma enorme referência pela positiva. Contudo, nada disto seria possível sem a ajuda das pessoas, empresas e entidades que, elas sim, tornam isto possível”.
Nas suas declarações, os Comissários realçam o espírito de união dos vilamaiorenses, que está na base da dimensão e prestígio das festividades. “Se há um enorme elo de ligação entre as pessoas de Vila Maior é a Festa de São Lourenço. Literalmente, Vila Maior une-se ao longo do ano para ajudar as diversas Comissões de Festas a arranjar maneira de fazer a Festa em agosto, e a paixão pela Festa passa facilmente de geração em geração. Aliás, mesmo os nossos Emigrantes realizam várias iniciativas de promoção da nossa Festa no estrangeiro, e também são fundamentais em fazer desta homenagem ao nosso Padroeiro a grande iniciativa que é hoje”.