O Espaço Miguel Torga foi, dia 23 de setembro, palco do lançamento público do projeto DOURIIS- Centro de Empreendedorismo de Impacto, um projeto inovador promovido pela Associação para o Desenvolvimento do Regia-Douro Park- Parque de Ciência e Tecnologia, que pretende afirmar-se como motor de promoção do empreendedorismo e valorização do território do Douro, propondo-se através das suas iniciativas e projetos, como uma resposta concreta aos desafios e problemas sociais que afetam a região.
A sessão iniciou com a receção dos convidados pela presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, seguindo-se a apresentação do projeto por Nuno Augusto, presidente da direção do Regia-Douro Park.
O programa prosseguiu com dois momentos de reflexão e debate, onde o primeiro painel, subordinado ao tema “Os desafios sociais do território duriense: contextos, transformações e exemplos”, contou com as intervenções de Maria da Saúde da KSOCIAL, Tereza Pouzada da ADRITEM / Social Start In e Mafalda Ferrão da Associação Bagos d’Ouro . O segundo painel, intitulado “Agentes de Transformação Social: práticas e visões”, reuniu Martinho Gonçalves, vice-presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Mafalda Mendes, vereadora do Município de Alijó, Francisco Rocha, presidente da Junta de Freguesia de Vila Real, Ana Feijó, em representação da Fundação “la Caixa” e Helena Loureiro, coordenadora nacional da Portugal Inovação Social.
O projeto DOURIIS- Centro de Empreendedorismo de Impacto é apoiado Pela Portugal Inovação Social, no âmbito da operação NORTE2030-FSE+-01163500 e conta com um orçamento global de 702.402,46 €. Enquanto investidor social, o Município de Sabrosa, juntamente com o Município de Alijó, a Junta de Freguesia de Vila Real e a Fundação “la Caixa”, reforça o compromisso com o desenvolvimento sustentável e a coesão territorial, apoiando iniciativas que capacitam jovens e adultos a criarem soluções inovadoras de empreendedorismo social, valorizando os recursos e o património locais, combatendo a desertificação e potenciando o talento local.
Durante 36 meses, o projeto DOURIIS irá dinamizar programas de incubação, aceleração e capacitação, oferecendo às comunidades locais workshops, bootcamps, masterclasses e programas temáticos, sempre com acompanhamento personalizado, desde a fase de ideação até à expansão de projetos.