Reportagem São João da Pesqueira Sociedade

Saberes e Sabores do Douro à prova em S. João da Pesqueira

Entre 18 de fevereiro e 5 de março, o município de São João da Pesqueira organizou a 15ª edição da Festa dos Saberes e Sabores do Douro, um certame onde o visitante pode encontrar o que de melhor se produz no concelho entre vinhos, gastronomia e artesanato.

Inaugurada pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, a Festa dos Saberes e Sabores do Douro recebeu milhares de visitantes ao longo de três fins de semana, aproveitando a forte afluência de visitantes ao concelho durante o período das amendoeiras em flor.

Ao longo do evento foram também muitos os momentos de animação com diversos grupos musicais a passarem pelo espaço expositivo, entre grupos de concertinas e bandas filarmónica, com destaque para Cláudia Martins e os Minhotos Marotos que encerraram o certame.

Para o autarca pesqueirense, Manuel Cordeiro, este evento pretende valorizar os produtos endógenos, divulgando também os costumes e tradições daquele território.

“O município de S. João da Pesqueira tem dedicado muito da sua atenção e esforço à promoção vitivinícola e enoturística no concelho, pela responsabilidade que temos de representar um concelho que é, na verdade, o maior produtor de vinho do Porto, o Coração do Douro.

Mas o município não pode descurar porém, outras atividades que se vêm afirmando pela sua importância e excelência crescentes. E quando falamos em produtos de excelência Douro, referimo-nos evidentemente ao vinho, mas também ao azeite, aos frutos secos, à maçã, aos produtos da terra, ou o mel, às compotas, ao fumeiro, aos queijos, e ainda… às nossas tradições. E esta é a razão de ser da Festa das Saberes e Sabores do Douro.

Pretende por um lado, promover os nossos produtos, o artesanato e a gastronomia, mas também divulgar a nossa cultura e as nossas tradições. São os Saberes e Sabores do Douro, não só do concelho de S. João da Pesqueira, mas sim de toda a região do Douro.

Saberes e Sabores do Douro à prova em S. João da PesqueiraEste evento é, na verdade, o evento mais singelo, o mais genuíno que o município promove, porque chega exatamente à base, ao seu produtor mais direto”.

Tendo contado com 27 expositores de produtos da terra e fumeiro, 22 artesãos e 9 tabernas, “o balanço desta 15.ª edição da Festa dos Saberes e Sabores do Douro em S. J. Pesqueira é verdadeiramente positivo, tendo cumprido a sua  dupla missão: a da promoção mas também a de apoio económico dos produtores.

Tivemos assim três fins de semana de uma mostra de produtos e artesanato da região do Douro, fins de semana gastronómicos, com incidência nos pratos confecionados da forma mais tradicional, concurso de Pesca, a animação com base em música tradicional com grupos locais, Bandas Filarmónicas, e ainda o Trail das amendoeiras em flor.

Quem nos visita pode encontrar tudo isto num espaço de comercialização e venda de produtos, usufruir da animação e da nossa gastronomia mais tradicional, e poderá ainda aproveitar para desfrutar por todo o concelho, de paisagens ímpares. Da possibilidade de poder apreciar vários espaços emblemáticos do concelho de S. João da Pesqueira, como a Praça da República, o Museu do Vinho, fantásticos e variadíssimos Miradouros sobre o Rio, património edificado classificado, e tantos outros espaços únicos.

A Festa dos Saberes e Sabores do Douro, pela simplicidade da sua genuína essência, constitui um importante certame no nosso concelho em que, aliando os nossos produtos… e a cultura tradicional, constitui também a criação de uma marca identitária deste concelho e desta região duriense”, explica o autarca.

Últimas Notícias

Bienal de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa arranca a 20 de julho

18/07/2024

Comitiva de Sabrosa visitou Cadaujac no âmbito das comemorações do Dia Nacional de França

18/07/2024

Agosto é sinónimo de Côa Summer Fest

18/07/2024

Duas carrinhas elétricas ao serviço da Saúde entregues pela Câmara Municipal

18/07/2024

EXPOVILA gera mais de um milhão de receitas diretas ao concelho

11/07/2024

Novo Parque da Ferradosa vai ser inaugurado este domingo

28/06/2024

Fibra ótica vai chegar a mais de 1250 famílias em Moimenta da Beira

14/06/2024

Museu de Lamego apresenta exposição Boas Raparigas nos 50 Anos do 25 de Abril

14/06/2024