A Pequena Rota (PR6) “Rota Urbana de Fernão de Magalhães”, um percurso pedestre urbano circular que congrega em si vários dos pontos que ligam a história de Sabrosa com a de Fernão de Magalhães, foi apresentada na Exposição “Os Locais e Culturas da Viagem de Magalhães” num momento inserido na programação oficial do Congresso internacional “A viagem de Fernão de Magalhães. Diálogos interculturais, científicos e intertextualidades”, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa.
O percurso pedestre com início e fim junto ao painel informativo que se encontra próximo da Junta de Freguesia de Sabrosa, segue para a Casa de Fernão de Magalhães (Casa da Pereira), para o jardim da Memória Escultórica das viagens da Infância de Fernão de Magalhães e prossegue para o Parque B.B. King, onde pode ser visitada a Exposição “Os Locais e Culturas da Viagem de Magalhães”, espaço dedicado à grande viagem de circum-navegação. No regresso ao ponto de partida da rota, passará, ainda, pela Estátua de Fernão de Magalhães e pela Adega Cooperativa de Sabrosa, onde se produzem os vinhos Fernão de Magalhães.
Ao longo do percurso, é ainda possível apreciar uma série de murais alusivos ao feito marítimo de Fernão de Magalhães e às relações que o município de Sabrosa tem cultivado com diversos locais do mundo.
O trilho, com 2.9km, tem a data de inauguração marcada para o próximo dia 16 de dezembro, com uma caminhada que envolve cerca de 80 alunos do Agrupamento de Escolas Miguel Torga.