Em São João da Pesqueira, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, perante uma plateia cheia, o Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, garantiu que a requalificação da N222 irá mesmo avançar, entre o cruzamento das Bateiras e a vila duriense.
A empreitada, exigida há décadas pelos diversos executivos municipais, e pela população, deve ser uma realidade no início do próximo ano e, de acordo com as declarações do governante, irá contemplar “reperfilamento da via, redes pluviais e uma nova camada de desgaste (asfalto)”, num total de “cerca de 12 milhões de euros”.
O ministro espera que a adjudicação da obra seja feita “no final deste ano ou no princípio de 2025”, deixando a garantia que “a verba existe, mas ainda precisa de luz verde do Ministério das Finanças”, o que deverá acontecer “nas próximas semanas”, garantiu.
De acordo com o governante esta obra justifica-se “pela importância que esta via representa para a região, sendo mesmo a única forma de fazer escoar este bem tão escasso, mas tão rico, para a economia nacional, como é o vinho, e neste caso o vinho do Porto”.
Manuel Cordeiro, autarca pesqueirense, ficou satisfeito com o anúncio do governante, sublinhando ainda que esta uma obra desejada pelo concelho há vários anos, destacando a importância que tem para a população e empresas de São João da Pesqueira.
Desde há sete anos que tenho falado com diversos governantes e ouvido muitas promessas. Esta questão diz muito ao nosso concelho, mas também a esta região. O próprio Presidente da República é um “embaixador” desta nossa luta, pese embora não tenha poder decisivo.
Este troço, entre as Bateiras e São João da Pesqueira é um troço onde circulam anualmente cerca de 25 milhões de litros de vinho em camiões-cisterna, é o troço que a população usa para aceder à urgência hospitalar mais próxima que é em Vila Real. É um troço que a própria IP classifica como medíocre.
É hora de intervencionar esta via, fazer justiça às pessoas e a esta região que tanto dá ao país. Não abuso nas palavras se disser que, se esta obra efetivamente arrancar, o Ministro Miguel Pinto Luz fará história.
Durante a presença no concelho de São João da Pesqueira, o ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, inaugurou também a sede da Universidade Sénior