Lamego Sociedade

Relatório de Gestão da Misericórdia de Lamego aprovado por unanimidade

A Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Lamego aprovou, por unanimidade, o Relatório e Contas de Gerência de 2024 que apresenta um resultado negativo, ainda assim inferior ao inicialmente previsto.

O ano foi marcado por várias adversidades, incertezas e dificuldades. Este resultado negativo é justificado, em parte, pelo menor valor recebido pela venda das uvas da Quinta de Lobrigos, em relação aos anos anteriores. Também se verificou, ao longo do ano, uma redução do número de trabalhadores, no entanto, os custos com pessoal cresceram devido à atualização salarial e à subida do salário mínimo.

O Relatório de Gestão espelha o controlo rigoroso do funcionamento de cada resposta social para salvaguardar o equilíbrio económico-financeiro da instituição, sem colocar em causa a qualidade dos serviços prestados aos utentes.

Algumas respostas sociais, como é o caso do pré-escolar e do Centro de Acolhimento Temporário (CAT) continuam a apresentar défices crónicos.

“Cumprimos aquilo que foi orçamentado. O trabalho desenvolvido por esta Mesa Administrativa está traduzido com rigor no Relatório de Gestão. A Santa Casa consegue executar plenamente as suas funções sociais, embora algumas valências continuem a registar défices. Vamos continuar a trabalhar com total confiança e responsabilidade para assegurarmos a qualidade dos serviços oferecidos aos nossos utentes”, afirma o Provedor António Carreira.

O Relatório e Contas de Gerência mereceu o parecer positivo do Conselho Fiscal.

Para além do cumprimento do plano de atividades das várias respostas sociais e da continuidade de parcerias estratégicas essenciais, esta Santa Casa concretizou algumas candidaturas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Este instrumento contribuirá para o crescimento sustentável da instituição, nomeadamente com o apoio à realização de obras na cozinha. A aprovação, no final do último ano, de uma candidatura ao PRR permitirá que seja feita, nos próximos meses, uma intervenção significativa neste local. O último ano da Misericórdia de Lamego também ficou marcado pela consolidação da aposta na formação dos trabalhadores e numa maior abertura à comunidade.

O Provedor António Carreira anunciou ainda, no final da Assembleia Geral, que esta Santa Casa e o Município de Lamego estabeleceram um protocolo de colaboração, com um prazo de vigência de um ano, através do qual a Misericórdia se compromete a acolher, nos terrenos situados junto ao antigo Hospital Distrital, contentores que vão alojar temporariamente os moradores das casas abarracadas existentes junto à Urbanização de Nazes.

Em contrapartida, a autarquia vai disponibilizar o refeitório do Complexo Desportivo que funcionará como cozinha provisória da Misericórdia, enquanto durarem as obras nas suas instalações.

Últimas Notícias

III Encontro de Dança em Tarouca com centenas de bailarinos em palco

15/04/2025

Protestos, greves e sindicatos no Marcelismo são tema de exposição

15/04/2025

Feira do Folar e dos Produtos da Terra regressa a Carrazeda de Ansiães

15/04/2025

Lamego acolhe encontro nacional sobre direitos das crianças

15/04/2025

Biblioteca Municipal acolheu reunião mensal da RIBD

15/04/2025

Museu de Lamego apresenta Festival Japão. Torna-Viagem no âmbito da programação Osaka em Portugal 2025

14/04/2025

Conselho Municipal avalia condições de segurança em Lamego

8/04/2025

XV Mostra de Teatro percorre Douro entre abril e maio

8/04/2025