A última reedição de “A Via Sinuosa”, obra originalmente escrita e publicada por Aquilino Ribeiro em 1918, cinco anos depois da sua estreia literária com “Jardim das Tormentas”, foi apresentada este domingo, 1 de outubro, na sua Soutosa, Moimenta da Beira, a aldeia-mundo do escritor.
A cerimónia de apresentação daquela que é a sua primeira obra biográfica (mas ficcionada), cuja ação decorre parcialmente no Convento de S. Francisco, Moimenta da Beira, foi presenciada por perto de duas centenas de pessoas que quase lotaram a capacidade da tenda que foi instalada entre muros da quinta onde está sediada a Fundação Aquilino Ribeiro. O livro foi publicado pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, em parceria com a Bertrand Editora.
O evento, inserido no programa nacional dos “60 Anos da Morte de Aquilino Ribeiro”, que envolve as três autarquias das Terras do Demo, mais Paredes de Coura, sentou à mesa de honra Paulo Neto, diretor da revista literário “Aquilino”; Eduardo Boavida, diretor da Bertrand Editora; Aquilino Machado, neto do escritor; João Soares, editor, deputado, antigo Ministro da Cultura, que escreveu o prefácio do livro; João Ribeiro da Silva, Chefe de Divisão de Promoção e Dinamização Cultural da Direção Regional de Cultura do Norte; e Paulo Figueiredo, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. Todos discursaram, sempre de forma laudatória, justa e merecidamente numa cerimónia marcada também pela excelência dos três momentos musicais proporcionados pela Orquestra CemNotas.
A cerimónia encerrou com merenda aquiliniana!