Opinião

Que o vinho seja o motivo e as pessoas o objetivo!

Reiteradamente, fui trazendo para a opinião, a ideia de cidade conceptual e simbólica. Primeiro para o Douro Sul, e, depois, para o Grande Douro.

Um conceito de Cidade, que una Aldeias, Vilas e Cidades, capaz de dar escala e força às nossas Terras, vazias de gente, mas cheias de potencialidades.

Eis que o Douro encontrou um primeiro motivo para se fazer Cidade - o Vinho!

O Douro será Cidade Europeia do Vinho em 2023.

O acontecimento está bem entregue, à CIM Douro. A Comunidade Intermunicipal é, sem qualquer dúvida, a síntese da vontade dos 19 municípios. Mas, certamente, todos os municípios serão motor para esta concretização que se deseja com fortes impactos.

Impactos não só económicos, não só de dinamização dos vinhos e de outros produtos da região, não só da atividade turística, mas, fundamentalmente, na valorização das PESSOAS!

Bem sei que serão os rostos humanos que fizeram e fazem o Douro que estarão no centro deste acontecimento inédito e muito relevante.

Será, naturalmente, um acontecimento multigeracional. As crianças serão envolvidas para aprenderem a fazer o futuro da região. Os jovens participarão num grande movimento de empreendedorismo que fixe pessoas e dê sustentabilidade à região.

Os mais velhos não serão esquecidos e serão a cultura viva e sabedoria da região.

Para a história ficará: o facto da candidatura ser de todo o Grande Douro, (há pessoas que por isto já ganharam o seu lugar na história desta nossa região); o envolvimento ativo na concretização das ações de toda a região, sem exceção; a participação intergeracional; os resultados na economia; o aumento da notoriedade do território; e, no topo da importância, estruturado um novo projeto de desenvolvimento humano da Cidade do Douro, prevendo, entre outras coisas, cuidados e amparo para os mais velhos e soluções de futuro para os mais novos.

No final de 2023 teremos o fim do Douro como Cidade Europeia do Vinho. Mas não quero ter dúvidas. Teremos consolidado o Douro como Cidade, do vinho, da maçã, do azeite, e, principalmente, a Cidade da humanização!

O Douro já é Cidade!

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025