O verão e o calor podem constituir um problema para a saúde, se profissionais e população não tomarem as devidas precauções. Às temperaturas elevadas durante longos períodos e às alterações da qualidade do ar, juntam-se com frequência as deslocações de massas de ar, provenientes do Norte de África, que transportam poeiras em suspensão.
Não sendo possível evitar estes fenómenos inerentes à própria natureza, resta-nos a adoção de medidas preventivas, especialmente no que respeita aos grupos de pessoas mais vulneráveis, como é o caso dos idosos, crianças e doentes crónicos. Há também fatores sociais, laborais e ambientais que podem condicionar o risco para a saúde decorrente do calor, nomeadamente, as habitações de baixa qualidade, com isolamento térmico comprometido e condições laborais, que pela sua natureza, obrigam à exposição continuada ao calor, como é o caso dos trabalhos agrícolas ou da construção civil.
Há medidas que todos devemos adotar no sentido da prevenção dos efeitos do calor excessivo, sendo elas, manter persianas e portadas fechadas durante o dia, no exterior procurar sombras e sempre que possível evitar sair nas horas de maior calor. Manter bons níveis de hidratação através da ingestão de água, relembrando também que as bebidas alcoólicas não contribuem para bons níveis de hidratação. Na eventualidade de ter que circular ou trabalhar nos períodos de maior calor, adotar cuidados como a utilização de chapéu, óculos de sol, roupas frescas mas que protejam dos raios solares e colocação de protetor solar.
Embora não passemos todo o verão em situação de calor extremo, em Portugal, e na nossa região em particular, o calor faz-se sentir de forma elevada e consistente durante todo o verão, pelo que os cuidados gerais devem ser adotados, ainda que não haja informação oficial de alerta.
Sempre que se verifiquem problemas de saúde decorrentes do calor, ou outros, deve ser realizado contacto com o SNS 24, através da linha de telefone 808 24 24 24. Através desta linha temos acesso a aconselhamento adequado a cada situação e encaminhamento para serviços de saúde do SNS, se for necessário.