A estratégia que enquadra as ações de promoção do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P. (IVDP,IP) tem como objetivo contribuir para a afirmação internacional e para a adição de valor aos vinhos com Denominação de Origem Protegida (DOP) produzidos na Região Demarcada do Douro. Assenta na promoção dos seus produtos premium (categorias especiais e designações complementares) e apoiando a internacionalização dos agentes económicos do sector, numa lógica de valorização transversal e com manifesta preocupação pela sustentabilidade económica, social, cultural e ambiental do território duriense, património Mundial da Humanidade.
Num trabalho conjunto entre as profissões – comércio e produção – estabelecemos critérios, objetivos e respetivas ponderações para a escolha mais eficaz dos mercados alvo das ações de promoção, reforçando anualmente o investimento com o objetivo de conseguir, para as DOP Porto e Douro, um progressivo ganho de conhecimento e notoriedade e, em consequência, um crescimento da procura e do valor.
Em 2023, perseguindo esse mesmo objetivo de potenciar a dimensão da imagem dos vinhos do Douro e do Porto e das respetivas marcas, realizámos, com sucesso, mais de 130 ações de promoção, repartidas por 9 mercados, na Europa e em países terceiros, para públicos profissionais e para o consumidor final.
Em 2024, tirando partido do apoio à promoção de vinhos nos mercados de países terceiros, vamos estar presentes nos EUA, no Canadá, no Brasil, Reino Unido e na Suíça, totalizando um investimento superior a 500 mil euros.
Na Europa, destacamos Portugal, o primeiro mercado, em valor, para a DOP Porto, com um investimento de mais de 1 milhão de euros, estando, também, abrangidos os mercados da França, Bélgica, Holanda, Dinamarca e Alemanha.
O investimento que se estima realizar na promoção totaliza cerca de 2,3 milhões de euros, sendo que 30 % do valor orçamentado carece de autorização da Tutela para realização da respetiva despesa, permitindo a inovação de algumas ações valorizando a Região Demarcada do Douro no seu conjunto.
A tipologia de ações que pretendemos desenvolver, nos mercados anunciados, está centrada na formação e pedagogia, principalmente em escolas de hotelaria e sector HORECA, nas provas, nas atividades com profissionais e consumidores e na presença em feiras internacionais de relevo.
Ao longo dos tempos, a Região Demarcada do Douro, em resultado da sua preponderância no setor vitivinícola, conseguiu adaptar-se aos desafios, impor-se pela singularidade do seu território, evidenciar-se pela qualidade e pela diversidade dos seus produtos endógenos, aglutinando em si mesma um conjunto patrimonial único.
Ao longo dos 90 anos de história do Instituto do Vinho do Porto os agentes económicos e as marcas que representam são fundamentais na concretização e sucesso das ações desenvolvidas junto deste público-alvo, assegurando um legado mais promissor para as gerações futuras.