É um projeto de nova geração de equipamentos e respostas sociais baseado no desenvolvimento de um trabalho de parceria e de cooperação, de referenciação e de (re)conhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a rede social municipal.
Um projeto da Câmara Municipal, já aprovado, e já com uma equipa de três técnicas a trabalhar para o concelho de Moimenta da Beira desde esta segunda-feira, 2 de setembro.
Através desta medida, será estudado e implementado um sistema integrado de georreferenciação social e de capacitação do nosso concelho, na ativação das respostas e otimização dos recursos, visando trazer maior eficácia à ação das entidades locais, apoiada na noção de desenvolvimento social integrado.
A equipa do “Radar Social” poderá assim dar um contributo decisivo para a construção, atualização e o enriquecimento desse conhecimento sobre o território.
Os trabalhos vão decorrer em duas fases: na primeira vai fazer-se o diagnóstico social e preparar o plano de desenvolvimento social e o plano de ação; e na segunda fazer-se a georreferenciação social do território e será posto em prática o plano de ação preparado na primeira fase. Tudo em 27 meses.