Lamego Saúde

Programa "Diabetes em Movimento" recomeça em outubro

O programa comunitário de exercício físico "Diabetes em Movimento", dirigido às pessoas com diabetes Tipo 2, recomeça as suas atividades no próximo dia 1 de outubro.

A iniciativa pretende levar os doentes a adotar um estilo de vida mais saudável, através do exercício físico, mas também ajudá-los a perceber que hábitos alimentares devem adotar para controlar a doença. 

Todas as segundas, quartas e sextas-feiras, os utentes vão ter acesso a sessões de exercício físico no Centro Multiusos de Lamego, orientadas por técnicos da área e por enfermeiros. A participação é gratuita, mediante referenciação efetuada pelos médicos e enfermeiros dos centros de saúde locais.

Este programa, coordenado pela Direção-Geral da Saúde, está a ser implementado em Lamego numa parceria entre a Câmara Municipal, a Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Unidade de Cuidados na Comunidade.

A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública (existem mais de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento. Entre outros benefícios, melhora o controlo metabólico, reduz o risco cardiovascular e aumenta a qualidade de vida.

Últimas Notícias

Tempestade de granizo e trovoada provoca danos em Tabuaço e S. João da Pesqueira

18/06/2026

Ed02.Ep4 - Gondomar

17/06/2026

Vindouro distinguida como Evento Nacional do Ano

16/06/2026

Bragança fecha ruas ao trânsito durante os fins de semana para dar mais espaço às pessoas

12/06/2026

Repovoamento piscícola nas albufeiras da Dama e da Ponte Pedrinha

9/06/2026

AgroEduca Futuro aproxima mais de 1.200 alunos das ciências agrárias e veterinárias

9/06/2026

GNR conquista XXII Torneio Inter-Instituições de Futsal de Vila Real

9/06/2026

Piscinas Descobertas de Lamego reabrem a 15 de junho

9/06/2026