Peso da Régua Sociedade

Port Wine Day celebrou-se no Teatrinho Reguense

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, I.P., celebrou, no Teatrinho Reguense, os 267 anos da Demarcação do Douro atribuindo as distinções "Douro + Sustentável".

A cerimónia contou com a presença da Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes, e do Presidente do IVDP, IP, Gilberto Igrejas.

Em declarações ao nosso jornal, Maria do Céu Antunes afirmou que esta celebração é um reconhecimento do trabalho das gentes do Douro olhando para o futuro da região.

Em primeiro lugar é um dia de conhecimento pelo trabalho dos durienses, feito ao longo de séculos, construindo este Douro Vinhateiro que desde 2001 é considerado Património da UNESCO, tendo em atenção a cultura, a educação, a ciência, a economia e o ambiente. É para as pessoas que o Douro Vinhateiro tem que se ajustar, dando resposta aos desafios atuais.

267 anos passados da demarcação da primeira região do mundo, o Douro, temos que nos coresponsabilizar todos pelo futuro da região.

Temos que assumir um compromisso entre a produção e comércio para podermos aspirar que a região cresça a todos os níveis. Porque se não houver rendimento não conseguimos manter as pessoas e isso pode influenciar a manutenção desta paisagem magnífica. É um esforço que tem que ser coletivo”.

A Ministra da Agricultura mostrou ainda alguma preocupação com a sustentabilidade económica da região, apostando num novo modelo de negócio para o setor.

“O que sentimos é que as vendas não acompanham a produção. Baixamos ligeiramente a produção e acrescentamos no preço médio, isso é muito positivo, mas temos que ajustar a oferta à procura.

Desde 2020 que abrimos a destilação de crise que já nos permitiram destilar 60 milhões de litros de vinho. Vivemos um período difícil em que atravessamos uma pandemia, agora a guerra e a inflação, tudo isto leva a alterações dos padrões de consumo. Temos que ter um modelo ajustado a estes novos tempos”.

A mesma preocupação foi também demonstrada pelo autarca reguense, José Manuel Gonçalves que sublinha a importância da celebração, mas não esquece as dificuldades que a região enfrente.

“Preocupa-me a situação atual da região. De acordo com os dados que temos vemos com alguma preocupação os problemas que os nossos viticultores estão a passar no final do processo produtivo de um ano em que já gastaram muito dinheiro, sendo agora confrontados com um excesso de oferta que gera uma quebra dos preços.

Fiz questão de recordar isto no evento, devemos comemorar sim estas datas que são importantes, mas acima de tudo devemo-nos responsabilizar por um legado de 267 anos, fazendo da região um território de sustentabilidade económica e ambiental, algo que considero que está em causa, o que me deixa bastante preocupado.

Temos que ajustar o modelo para que haja uma justa repartição dos ganhos. Vejo com alguma preocupação os próximos tempos tendo em conta as informações que me vão fazendo chegar”.

No âmbito das celebrações do Port Wine Day o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, (IVDP) voltou a distinguir empresas e enólogos cujos projetos são casos de sucesso nas áreas do enoturismo e da vitivinicultura.

Em 2023 celebrou-se a excelência sob a égide de “Douro + Sustentável” sendo atribuídas distinções nas categorias de Enologia, Viticultura, Enoturismo e Revelação.

As distinções deste ano foram atribuídas a Jorge Lourenço, enólogo da empresa Vinilourenço, na categoria Enologia, ao projeto i-GRAPE (SOGRAPE) na categoria Viticultura, à Quinta de S. Luíz (SOGEVINUS) na categoria Enoturismo e, por fim, na categoria Revelação, foi distinguida a enóloga Rita Marques (CONCEITO Vinhos).

“A sustentabilidade é a chave para garantir que este tesouro perdure. As mudanças climáticas, a pressão sobre os recursos naturais e os desafios socioeconómicos são realidades que não podemos ignorar. Através destas distinções, queremos inspirar toda a comunidade do Douro a abraçar a sustentabilidade como um valor central em todas as nossas atividades. Queremos incentivar a inovação, o respeito pela natureza e o compromisso com as gerações futuras.

O Douro merece continuar a ser um lugar mágico, onde a tradição se une à vanguarda, e onde os vinhos são verdadeiras obras de arte que refletem o terroir único da nossa região. É esse trabalho, empenho e dedicação que hoje estamos aqui a homenagear”, referiu Gilberto Igrejas, presidente do IVDP.

Últimas Notícias

III Edição do Douro Streetart Festival

15/10/2025

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025