Peso da Régua Sociedade

Peso da Régua homenageou António Coimbra de Matos

Peso da Régua homenageou, no passado sábado,  António Coimbra de Matos, atribuindo o seu nome a uma rua da cidade. António Coimbra de Matos é uma referência internacional na saúde mental, tendo-se destacado como Psiquiatra, Pedopsiquiatra e Psicanalista.

O descerramento da placa contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, José Manuel Gonçalves e do Presidente da CCDR-N, António Cunha.

José Manuel Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal, destacou a “importância do dia e o dever de justiça cumprido” com esta homenagem a António Coimbra de Matos. O Autarca sublinhou que “um povo sem memória não existe” e que é, por isso, “cada vez mais importante, honramos a memória de todos, sobretudo, dos que contribuíram para o engrandecimento do concelho”.

Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial, declarou-se “feliz” por estar presente num momento de particular importância e simbolismo, uma vez que “celebramos alguém que fez a diferença na vida dos outros”.

Antes deste momento oficial, os participantes no Congresso de homenagem a António Coimbra de Matos, cujo primeiro dia decorreu no Porto, foram recebidos no Auditório Municipal do Peso da Régua, onde visitaram a exposição Laço de Seda, que reúne o trabalho de múltiplos artistas que, através da arte, homenageiam António Coimbra de Matos.

Nesse momento, Maria José Lacerda, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Peso da Régua, congratulou-se com a homenagem a um reguense icónico, como é António Coimbra de Matos, o qual deixou a marca pessoal e profissional na vida das pessoas que se cruzaram com ele. Maria José Lacerda sublinhou a importância da saúde mental e da necessidade de a acautelarmos, com mais amor, porque o amor cura.

ANTÓNIO COIMBRA DE MATOS nasceu em Galafura, no concelho de Peso da Régua a 20 de dezembro de 1929.

É uma figura de grande relevo na história da saúde mental em Portugal. Formou-se em medicina, especializando-se em psiquiatria, tornando-se mais tarde uma figura incontornável da Psicanálise, com um papel fulcral na abordagem da depressão. Esteve igualmente ligado à fundação de serviços nos meios clínico e académico, das quais se destacam o Colégio de Psiquiatria da Ordem dos Médicos, o Centro de Saúde Mental Infantil e Juvenil de Lisboa e as Sociedades de Psicossomática e de Psicanálise.

Para além do seu célebre trabalho na área da saúde mental, foi professor no Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) e na Faculdade de Psicologia de Lisboa (FPUL). Foi cofundador da Associação Portuguesa de Psicanálise e Psicoterapia Psicanalítica (AP), onde, até à sua morte, foi presidente honorário. Recebeu, ainda, o título de Distinto Professor de Psicanálise nos Estados Unidos da América, sendo em 2013, condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem de Instrução Pública.

Últimas Notícias

Murça reforça a promoção da leitura junto dos jovens com a oferta de livros

7/11/2024

Município tem 45 mil euros para premiar estudantes do Ensino Superior

6/11/2024

Academia de Música Quinta do Ribeiro: ano letivo 2024/2024 arranca este mês

5/11/2024

IVDP cria Academia Douro e Porto para reforçar formação no setor

4/11/2024

UTAD promove “match” entre talentos e oportunidades de carreira

3/11/2024

Abertura de procedimento para entrega de talhão das hortas urbanas

2/11/2024

Transportes públicos em Lamego com informação em tempo real

1/11/2024

Curso de Português Língua de Acolhimento para migrantes em Armamar

31/10/2024