A homenagem é da Câmara Municipal de Tabuaço ao campeão Fábio Cecílio, jogador da Selecção Nacional de Futsal que, entre várias conquistas, alcançou 2 europeus, 1 mundial e mais recentemente a Finalíssima Intercontinental.
Nas palavras do atleta Tabuacense “esta homenagem é sinal que eu estou a ir no caminho certo e, principalmente, é sinal que estou a orgulhar todos os Tabuacenses”.
Já não é a primeira vez que Fábio Cecílio é reconhecido no concelho. Barcos, a terra que o viu nascer, tinha anteriormente atribuído ao atleta o nome do Polidesportivo existente na Freguesia e a Câmara Municipal já havia homenageado o desportista em 2018, logo após a conquista do primeiro título Europeu de Futsal. Quatro anos depois, e com mais 3 títulos - europeu, mundial e finalíssima intercontinental - o Município atribui ao atleta a homenagem maior nomeando o Pavilhão Gimnodesportivo de Tabuaço de Pavilhão Municipal Fábio Cecílio, precisamente o lugar onde o jovem deu os primeiros passos na modalidade.
“Nunca pensei que um dia isto viesse a acontecer. Este pavilhão faz parte da minha adolescência (…) É com muito orgulho que recebo esta homenagem” ato que Cecílio descreve como “um sentimento inexplicável” deixando a garantia de “continuar a visitar o pavilhão, acompanhar os jovens atletas e a ver os jogos da AJAB sempre que conseguir”.
O atleta, cuja carreira já passou pelo Sport Lisboa e Benfica durante 6 temporadas e está atualmente ao serviço do SC Braga/AAUM, não esconde que esta homenagem é também “uma grande responsabilidade porque agora tenho o meu nome associado ao pavilhão. Quero continuar a orgulhar as pessoas do concelho Tabuaço. É esse o meu objetivo também”.
Para o Executivo Municipal, homenagear o Fábio Cecílio “é escrever a história do desporto do nosso concelho e, nesta narrativa, lembrar que Tabuaço fez parte, através deste jovem, das conquistas desportivas do nosso País”. Para além disso, o presidente da Câmara entende que “esta homenagem tem também uma dimensão humana, que vai para além do país e da região que é a mensagem que o Fábio deixa aos jovens de hoje; o Fábio é um exemplo que o dom e o talento não bastam, é preciso empenho, dedicação e espírito de sacrifício. Esta homenagem celebra, portanto, o homem, o atleta, o orgulho de um concelho e também impulso e o estímulo para as gerações vindouras”.
A cerimónia solene, onde marcaram presença várias entidades oficiais locais, contou também com personalidades ligadas à Federação Portuguesa de Futebol e à AF Viseu que sublinharam, antes de mais, o apoio das autarquias no desporto e o valor das novas gerações ao serviço do desporto em meios pequenos como o concelho de Tabuaço.
Jorge Braz, Selecionador Nacional da modalidade, que também marcou presença no Salão Nobre com um discurso muito emotivo, salientou, antes de mais a humildade do Fábio. “É muito difícil encontrar atletas que são genuínos, que percebem o esforço e o que tem que ser feito. E o Fábio, que todos dizem que é “o meu menino”, é esse atleta: genuíno em todos os seus comportamentos” – foram as palavras do Selecionador Nacional.
A AJAB, que esta semana comemora 22 anos ao serviço do desporto e da formação de jovens desportistas, e que conta, segundo o seu presidente Hélder Resende, “com mais de 100 atletas na modalidade de futsal e é, atualmente, a maior associação do género no nosso distrito”, foi também homenageada pelo Municipio, que aproveitou o dia festivo para condecorar as duas equipas vencedoras das Taças Distritais C e D, da época 2021/2022.
Ainda no seu discurso, o presidente da AJAB salientou a importância do apoio da autarquia à Associação a que preside deixando ao Executivo o desafio de “reunir esforços e trazer para Tabuaço uma Final da Taça de Futsal, uma vez que o Pavilhão e o concelho em si reúnem as condições para que tal possa vir a acontecer”.
À sessão solene seguiu-se o descerrar das placas que denominam, a partir de agora, o Pavilhão Fábio Cecílio e um lanche convívio aberto a toda a população.