Alijó recebe este ano a competição de Stand up Paddle e Corrida de Montanha. Uma iniciativa que envolve 40 pessoas, que concilia o desporto com o turismo de natureza e ainda a sustentabilidade ambiental.
É já no dia 24 de setembro que o município de Alijó recebe o evento Paddle Battle, uma competição de Stand up Paddle e Corrida de Montanha.
Estão envolvidas cerca de 40 pessoas, 20 duplas, onde cada atleta percorre a distância total e reveza ambas modalidades.
“Acreditamos que as melhores coisas da vida não são coisas”, refere a organização, a cargo da empresa Flower People X, que conta com o patrocínio do Parque Natural Regional do Vale do Tua (PNRVT) e do município de Alijó.
A prova começa no jardim das laranjeiras para homens e mulheres, uns iniciam a prova de Stand up Paddle, um percurso de 8+3 Km, seguem para a entrada na água na ilha e começam a remar, e outros, que começam pelo Trail Run, com um percurso de 20 Km, correm até o Amieiro passando pela Sra. da Cunha.
Na segunda largada, os elementos das equipas trocam de modalidade, quem foi a correr regressa a remar e quem foi a remar regressa a correr. Agrupam-se todos no cais do Amieiro com destino final ao jardim das laranjeiras, em São Mamede de Ribatua.
O Trail Run começa em São Mamede de Ribatua, passa por Safres e pelo Amieiro. Contempla dois trilhos PNRVT.
O percurso do stand up Paddle faz-se ao longo de 9 km no rio Tua, que vão da zona de São Mamede Ribatua até o cais de Amieiro mais um pequeno troço de 3 km de trail run de S. Mamede até a entrada da água.
Para além do desempenho técnico das equipas, na classificação existe ainda um elemento que torna esta experiência diferenciadora: O melhor prémio da competição contempla o atleta que recolher mais lixo durante o percurso.
E o mais importante, viver a experiência, contemplar a paisagem, comungar com a natureza, sentir o rio, conviver com a comunidade.
Esta iniciativa foi criada em 2020, com o objetivo de motivar os amantes dos desportos e do ar livre, num ano de calendário pouco competitivo. Em 2021 o município de Carrazeda de Ansiães acolheu o evento e face ao sucesso alcançado, desta feita, Alijó também quis abraçar o projeto, mantendo o apoio do PNRVT.
“Estão em causa duas modalidades que fazem parte da estratégia de promoção que pensamos para o Vale do Tua. São desportos de natureza que apaixonam os praticantes e que funcionam muito bem na promoção daquilo que são os nossos maiores valores: a paisagem, a qualidade ambiental e as pessoas”, refere o diretor do PNRVT, Artur Cascarejo.
A Flower people X, define-se como uma empresa encontra que diversão “na maneira de estar, preservar a natureza, cuidar dela, catar lixo”.
“Somos todos amantes do desporto, abraçadores, amantes da natureza, viciados em aventura, doadores de energia. Nós somos o Povo das Flores!”, assim se autodefine esta equipa que oferece um negócio de aventura “xperience” customizado. “Sempre foi sobre fazer o que amamos e amar o que fazemos. Estamos aqui para compartilhar nossa aventura e torná-la sua!”, acrescentam.