Informação Sociedade Tarouca Últimas

“Os Novos Desafios de Desenvolvimento Sustentável” em Tarouca

[caption id="attachment_1433" align="alignleft" width="300"]Discurso de Valdemar Pereira, presidente da Câmara Municipal Discurso de Valdemar Pereira, presidente da Câmara Municipal[/caption]

Realizou-se a 4 de dezembro o seminário “Os Novos Desafios de Desenvolvimento Sustentável”, no auditório municipal Adácio Pestana, em Tarouca. A atual crise humanitária, os direitos humanos e o desenvolvimento humano equitativo e sustentável foram alguns dos principais temas discutidos no seminário.

A rede social de Tarouca, sobre égide do ano Europeu do Desenvolvimento, promoveu o Seminário “Os Novos Desafios de Desenvolvimento Sustentável”, que teve como principal objetivo fomentar uma reflexão em torno da cooperação internacional na defesa da dignidade humana e combate à pobreza, sensibilizando para as políticas de desenvolvimento da União Europeia.

Valdemar Pereira, presidente da Câmara Municipal, afirmou que “é preciso envolver a sociedade civil, o que o município tem feito muito bem”, concluindo que “este é um problema global e é necessário que toda a gente se preocupe com ele”.

O evento contou com a presença de Daniela Nascimento, investigadora do Centro de Estudos Sociais e professora auxiliar no Núcleo de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, que dissertou sobre as diversas políticas de desenvolvimento com enfâse nos direitos humanos, “uma preocupação atual e um direito de todos, independentemente de onde se encontram”, afirmou.

A palestrante Maria Teresa Morais, presidente do Conselho Português para os Refugiados, salientou a importância do tema por “ser um problema atual, que implica os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável”, declarou. O último discurso foi da autoria de Pedro Krupenski, diretor de Desenvolvimento da Oikos, que dissertou sobre a cooperação os diversos povos, para que haja um desenvolvimento sustentável positivo.

Na abertura da cerimónia estiveram ainda presentes diversas personalidades do concelho, como Susana Gouveia, presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Tarouca, que frisou o “papel crucial da CPCJ no processo de luta contra a discriminação e pobreza dos jovens, promovendo os seus direitos e o seu bem-estar”. Eduardo da Costa Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas, não perdeu a oportunidade para salientar que “apesar de todos os avanços, o mundo continua muito desigual”.

O presidente da Assembleia Municipal de Tarouca, Domingos Nascimento, revelou que “para os autarcas é um desafio manter um desenvolvimento sustentável. Temos que trabalhar todos em conjunto, devemos criar um novo paradigma de desenvolvimento”, realçando a importância da promoção do desenvolvimento.

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025