Economia Política Sabrosa

Orçamento Municipal para 2023 reforça apoios aos munícipes

O orçamento municipal para o presente ano foi aprovado, em sede de Assembleia Municipal e prevê, entre outros, o reforço dos apoios para as famílias do concelho de Sabrosa.

Este documento, face ao ano transato, caracteriza-se por um aumento de aproximadamente 1,5 milhões de euros, tendo o mesmo um valor global de quase 13 milhões de euros, sendo que, o equilíbrio orçamental corrente é de 840 mil euros, por excesso, superando o de 2022.

Para o ano económico de 2023 destacam-se inúmeros reforços nas medidas e projetos da autarquia para os munícipes, sendo que, também se preveem novas iniciativas que incidem essencialmente nas famílias e no desenvolvimento do concelho. É de referir que se mantém a medida das “Creches Gratuitas para todos”, a dinamização do programa de apoio à construção habitacional para jovens, a continuação da aplicação de um Pacote de Medidas Fiscais de atração ao investimento e às famílias, prevê-se o aumento da comparticipação municipal na fatura da água, a continuidade da execução da Estratégia Local de Habitação, a concretização da assunção da transferência de competências no âmbito da ação social e da saúde, mantendo-se as atribuições de bolsas de apoio ao ensino superior.

Relativamente à medida do “Incentivo à natalidade” existe um reforço no valor de atribuição da verba que passa para 2.000 € por nascimento/adoção no ano de 2023, assim como, se vê reforçado o valor atribuído no Regulamento Municipal de Apoio à Recuperação de Habitações Próprias Degradadas.

Para dotar o território de equipamentos necessários e infraestruturas condignas para o presente e o futuro do concelho, estão também contempladas várias medidas, destacando-se a concretização do projeto urbanístico para a recém-adquirida “Quinta do Conde” em Sabrosa e o desenvolvimento dos projetos de regeneração urbana no concelho e a execução do projeto da Zona Industrial de São Martinho de Anta.

Além destas medidas que se destacam, o município continuará a apostar numa oferta cultural de excelência, procurará consolidar a região como referência na área do desporto, lazer e juventude, pretendendo continuar a afirmar turisticamente o concelho.

Resumindo, o orçamento para 2023 congrega em si as necessidades identificadas pela autarquia, juntamente com as Juntas de Freguesia, as Instituições e Associações do concelho e outros agentes ativos da sociedade local.

A Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, referiu que “este orçamento tem a necessidade de reforçar o desenvolvimento de políticas centradas nas pessoas e na proximidade com as mesmas, uma vez que, temos conhecimento das carências do território e é importante proporcionar uma melhor qualidade de vida aos nossos munícipes”.

Últimas Notícias

Festas em honra de S. Torcato em Cabaços

12/04/2024

Festival de Poesia e Música de Foz Côa celebra 40 anos e comemora os 50 anos de 25 de abril

12/04/2024

Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola regressa pelo 11ª ano consecutivo

12/04/2024

Autarquia reguense organiza caminhada noturna da liberdade

11/04/2024

Quinta do Pessegueiro volta a abrir portas para visitas ao público com novidades nos roteiros e provas

11/04/2024

Sabrosa recebeu sessão de esclarecimento dirigida aos Viticultores

9/04/2024

ACANIV encerra comemorações do 95º Aniversário do 140 Lamego

9/04/2024

Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego abre as portas a toda a comunidade para a Open Week 2024

9/04/2024