O oitavo ZigurFest já tem data e nomes, o festival que se realiza na cidade de Lamego regressa entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro com algumas novidades.

Entre as confirmações já anunciadas temos David Bruno que irá apresentar o seu trabalho mais recente O Último Tango em Mafamude, aos lamecenses. Num tom diferente, mais rock e garage chegam, diretamente da margem sul, os Moon Preachers. Já da própria Zigur Artists, os Bardino traçam pontos comuns entre o jazz, o prog e o funk. A estes juntam-se ainda a libertação pop-punk de Vaiapraia e as Rainhas do Baile; a "música de pancada" de Scúru Fitchádu; a motrik incessante das Savage Ohms; a house onírica dos Terra Chã; e a ferocidade noise-rock deste empreendimento portuense que dá pelo nome Sereias.
“À semelhança do que tem vindo a ser habitual nos últimos anos, este espírito de descoberta volta a estender-se à cidade, com a promessa de que voltaremos a visitar locais tão únicos, quanto improváveis”, afirma a organização do festival que se confessa conservadora quanto ao objetivo do evento, “mantemos, como sempre, uma perspectiva de risco que se quer saudável, tentando sempre fazer algo diferente de um ano para o outro. O que não muda é o caminho a seguir. Seguimos de forma paciente, sempre a olhar em frente sob o signo da descoberta, do novo, do desafiante - para nós, para as bandas e para a cidade. Não faria sentido de outra forma e é por isso que aqui a música se apresenta sem rótulos nem géneros, apenas com a urgência de ser descoberta e experienciada em plena comunhão”, avança a organização.
A edição deste ano do Zigurfest conta ainda com duas novidades, a entrada será livre em todos os concertos do festival e, para aqueles que quiserem montar tenda em Lamego durante o mesmo, o campismo será também gratuito.
O restante line-up e todas novidades sobre a edição de 2018 serão anunciadas nos início de Julho em conferência de imprensa no Porto.