Os novos desafios do ponto de vista da gestão dos riscos e da segurança de pessoas, bens e ambiente estiveram em destaque no workshop que o Município de Lamego promoveu no Centro Multiusos na área da proteção civil municipal.
As recentes alterações observadas na estrutura do sistema de Proteção Civil e as suas implicações também foram abordadas neste encontro que juntou mais de 100 pessoas. A assistência foi constituída sobretudo por agentes da proteção civil, nomeadamente forças de segurança e bombeiros, e por técnicos de serviços municipais.
“Os Serviços Municipais de Proteção Civil são um exemplo da importância do patamar municipal na proteção civil, pois são eles que conhecem melhor as características e as necessidades das suas áreas de intervenção. Por isso, é fundamental que haja uma ótima articulação entre os diferentes níveis da proteção civil: municipal, regional e nacional. Foi precisamente com este intuito, que decidimos realizar este workshop”, afirmou Fábio Duarte, Vereador com o Pelouro dos Serviços Municipais de Proteção Civil. A intervenção de abertura do encontro coube à Vice-Presidente Catarina Ribeiro.
A sessão de trabalho visou sensibilizar o público para a importância e os novos desafios da Proteção Civil Municipal, procurando incrementar os níveis operacionais para fazer face a eventuais constrangimentos.