A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras da autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região.
Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, na tarde de 9 de setembro, o palco escolhido para a apresentação pública do livro “Retratos, Memórias e Outras Molduras". Da autoria de Aurora Simões de Matos, esta obra é uma edição das Edições Esgotadas.
"Um novo livro, fruto do trabalho que, ao longo do último quarto de século (ou um pouco mais) tem ocupado uma boa fatia do meu tempo, do meu entusiasmo, da minha pesquisa, da minha convicção, da minha fantasia, nesta que é uma escrita adentrada há muito na estação mulheril mais madura. Espécie de alimento desta minha natureza, num investimento emocional que simultaneamente me fragiliza e me agiganta de orgulho", afirmou a autora durante a sessão de apresentação.
"Retratos, Memórias e Outras Molduras" é o 11º livro da autoria de Aurora Simões de Matos. Membro da Sociedade Portuguesa de Autores e Membro Académico Honorário da Academia de Letras e Artes Lusófonas, possui uma vasta atividade literária, tendo publicado obras de poesia, crónicas, contos e biografias, para além de ter participado em antologias literárias. É também fundadora e dinamizadora da "Tertúlia Artes e Letras de Lamego". Já foi premiada por diversas instituições portuguesas e brasileiras ligadas à cultura.