Sociedade

Novo projeto lançado pela ERP Portugal transforma comunidades em postos de comando para a sustentabilidade

O projeto piloto, com presença em todo o território continental e ilhas, baseado no enquadramento das políticas de incentivo à economia circular e uso eficiente de recursos, com foco na gestão dos fluxos específicos de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e resíduos de pilhas e acumuladores (RP&A), arrancou no dia 1 de setembro de 2022.

“Junta na Freguesia” é o mais recente programa da ERP Portugal que, em conjunto com as Juntas de Freguesia e municípios de todo o país, vai contribuir para aumentar o conforto dos cidadãos. Com o principal objetivo de criar um movimento de sustentabilidade participada e facilitar a vida da comunidade, pretende-se o aumento da recolha e reciclagem de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), bem como resíduos de pilhas e acumuladores (RP&A).

Podem ser candidatas ao Programa, todas as Juntas de Freguesia do país. Trata-se de um projeto de e para a comunidade, onde cada Junta de Freguesia, concorre dentro do seu município, a um projeto patrocinado pela entidade gestora.

A submissão de candidaturas e regulamento podem ser encontrados no EuReciclo.pt, a plataforma da ERP Portugal dedicada a toda a informação e participação na entrega de REEE de empresas, estabelecimentos comerciais, de ensino, dos consumidores e, agora, dos Municípios e Juntas de Freguesia.  De forma a apoiar a comunidade nesta missão, esta plataforma foi melhorada, tendo uma área dedicada ao projeto, facilitando o acesso à informação e permitindo uma experiência mais ágil, nos pedidos de recolha do material angariado.

No final do projeto “Junta na Freguesia” a ERP Portugal irá premiar a campeã de recolhas de REEE e RP&A (em peso) de cada um dos municípios de Portugal. Nas  freguesias eleitas  será desenvolvido um projeto comunitário, no valor de 2 500 euros.

Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, assinala que “este projeto é verdadeiramente agregador do conceito e propósito ‘pense global, haja local’, bem como da verdadeira essência de ‘juntar’. Queremos juntar comunidades para viabilizar projetos de sustentabilidade das suas localizações, juntar todo o país para o cumprimento das metas ambientais de Portugal e que os nossos equipamentos elétricos, eletrónicos, pilhas, lâmpadas e baterias sejam também reunidos nas Juntas de Freguesia, com destino à reciclagem e valorização. Acreditamos que a capilaridade deste movimento, venha a ser muito mais que a soma das suas partes pois, não só falamos de recolhas, mas também de uma oportunidade de formar e informar mais pessoas de como podemos reciclar os nossos REEE e RP&A guardados nas nossas casas e que são importantes matérias primas para a produção de novos equipamentos”.

Os incentivos do “Junta na Freguesia” serão ainda alargados a todos os participantes, mesmo que não sejam vencedores:  por cada tonelada recolhida através do “Junta na Freguesia”, a ERP Portugal irá atribuir uma contrapartida financeira.

Existem ainda prémios a nível nacional, onde a Junta que angariar maior quantidade de equipamentos em final de vida, dentro de cada uma das seguintes categorias: monitores, televisões, equipamentos de grandes e pequenas dimensões, equipamentos de IT, carregador de pilhas, lâmpadas e iluminação, podem também ser convertidos em novos equipamentos da mesma categoria.

Para mais informações, consulte aqui.

Últimas Notícias

Lalim acolhe prova de trail com percurso de 13 quilómetros

14/10/2025

Filme apoiado pelo Município de Lamego selecionado para prestigiada mostra internacional

14/10/2025

UTAD conquista oito posições no Concurso Estímulo ao Emprego Científico Individual da FCT

14/10/2025

Vinho do Porto: Vieira de Sousa prossegue aposta em formatos diferenciadores e premium

14/10/2025

IVDP celebrou “O Mágico Número 5” em masterclasse exclusiva no Port Wine Day

14/10/2025

Coro da Misericórdia de Lamego vive jornada única em Roma

14/10/2025

Município de Lamego promove controlo reprodutivo de pombos

14/10/2025

Gatos de rua ganham novos abrigos em Lamego

14/10/2025