Economia

Novas notas de 100 e 200 euros em circulação

As novas notas de 100 e 200 euros entraram esta terça-feira em circulação, com a mesma cor, mas menor dimensão e com novos elementos de segurança, concluindo a implementação das notas da série Europa.

Com a entrada em circulação das novas notas de 100 e 200 euros fica concluída a implementação da série Europa do euro, que se iniciou em 2013, e que decorreu de forma gradual, ao longo de vários anos e por ordem crescente de denominação das notas.

As novas notas de 100 e 200 euros têm menos cinco milímetros de altura em comparação com as notas da primeira série do euro, tendo o mesmo tamanho das de 50 euros, o que facilita o seu manuseamento.

“Sendo da mesma largura, as notas de 50, 100 e 200 euros podem agora ser tratadas e processadas com mais facilidade pelas máquinas. Além disso, cabem melhor nas carteiras de quem as utiliza e têm maior durabilidade, visto que estarão sujeitas a menor desgaste e deterioração”, indica o Banco Central Europeu (BCE) no seu ‘site’.

Na segunda-feira, o Banco de Portugal também apresentou, em Lisboa, as novas notas, numa conferência de imprensa onde marcaram presença responsáveis da GNR, da PSP e da Polícia Judiciária.

“Que as pessoas tenham bem consciência de que ninguém pode ir a casa de alguém para trocar notas, nenhum polícia, nenhum funcionário do Banco de Portugal. E se isso acontecer estamos perante um caso de burla e apelamos para que [nesse caso] apresentem queixa na esquadra da vossa residência”, referiu Alexandre Coimbra, intendente da PSP.

Também Hélder Rosalino, administrador do Banco de Portugal deixou o alerta quanto a possíveis tentativas de burla, “ninguém está mandatado para trocar notas em nome do Banco de Portugal”, frisando que, “de resto, não é necessário trocar notas da primeira série” pelas novas notas da série Europa.

As novas notas que agora entraram em circulação têm um holograma-satélite na parte superior da banda prateada com pequenos símbolos do euro (Euro) que se movem em torno dos algarismos representativos do valor da nota e que se tornam mais nítidos quando são expostos a luz direta.

As novas notas de 100 e 200 euros incluem igualmente um número esmeralda melhorado.

A banda prateada exibe também um retrato de Europa (figura mitológica grega que deu origem ao nome do continente europeu), o motivo arquitetónico e um símbolo do euro de grande dimensão.

As novas notas mantêm os desenhos de estilo arquitetónico, com as notas de 100 a manterem a cor verde e o desenho em estilo barroco e rococó e as de 200 a continuarem com cor amarelo torrado e a retratar a arquitetura em ferro e vidro do século XIX.

Estas notas vão circular em simultâneo com as antigas, não sendo necessário trocar as notas antigas.

Últimas Notícias

IVDP acompanha em permanência os impactos das condições meteorológicas na RDD

3/02/2026

Residências Artísticas Nortear 2026 abrem nova convocatória para artistas da Eurorregião Galicia–Norte de Portugal

3/02/2026

Revista da Memória Rural um caso sério de sucesso

2/02/2026

Misericórdia de Lamego consolida cultura de prevenção da corrupção

2/02/2026

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026