A Câmara Municipal de Murça considera que a leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento educacional e cultural dos alunos, consubstanciando uma ferramenta vital para aprimorar habilidades linguísticas, estimular a imaginação e promover a compreensão do mundo.
A leitura regular não apenas fortalece as habilidades de comunicação, mas contribui, de igual forma, para o desenvolvimento de empatia, pensamento crítico e habilidades analíticas.
Assim sendo, a literatura assume uma particular importância, enquanto parte essencial da herança cultural e histórica de um povo, oferecendo visões e perceções diversificadas sobre a vida e a sociedade.
A Câmara Municipal de Murça consciente da importância dogmática da literatura decidiu oferecer, a todos os alunos do ano letivo 2023/2024 do 2.º e 3º ciclo e secundário, um livro.
Dessa forma os alunos do 2.º ciclo foram presenteados com a obra “o principezinho” de Antoine de Saint-Exupéry, um clássico da literatura mundial, aos alunos do 3.º ciclo a obra referencia de Miguel Torga “Os Bichos”, e os alunos do secundário “Os Maias” de Eça de Queiroz.
No presente ano letivo será dada continuidade ao projeto de promoção da leitura e da literatura e todos os alunos do agrupamento de escolas, parceira do projeto, terão uma nova oferta de um novo livro.
Se ano letivo anterior foram privilegiadas obras clássicas da literatura, no atual ano letivo a linha orientadora será valorizar autores contemporâneos.
Acresce ainda mencionar que este ano o projeto será alargado ao 1.º ciclo de ensino e que a entrega dos livros acontecerá dentro da programação da 2.ª edição do festival literário de Murça “Porca Lápis” que irá realizar-se em maio de 2025.