A mostra “Vinhos Brancos na Praça” decorreu entre os dias 2 e 3 de junho, bem no coração da Vila de Murça, e foi um evento integrado na Cidade Europeia do Vinho – Douro 2023 e realizou-se durante dois dias.
Nesta festa dos vinhos brancos e do comércio local, deu-se ainda a oportunidade para a participação em provas de vinhos comentadas, eventos culturais e animações vínicas, bem como a possibilidade de se comprar vinhos a preços de produtor. O evento proporcionou ainda a celebração da gastronomia local, com sabores e petiscos, mas também outras artes da terra, como o artesanato e outros produtos.
Um dos pontos altos desta festa foi o lançamento da mais recente inovação da Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça, um azeite com cacau, apresentado como o primeiro do mundo elaborado a partir da fusão de azeitonas com cacau, no caso, cacau biológico da Roça Diogo Vaz, de São Tomé e Príncipe. Um produto que é também uma homenagem ao Marquês de Valle Flor, natural de Murça, que no século XIX foi o maior produtor de cacau do mundo a partir São Tomé.
A iniciativa "Conversa na Praça" dedicada ao tema "Murça e a originalidade dos seus vinhos", com moderação de Celeste Pereira, contou com a participação de diversos produtores, entre os quais António Filipe (Symington), Cristiano Van Zeller (Van Zellers & Co), Sandra Tavares da Silva (Wine & Soul), José Luís Oliveira da Silva (Casa Santos Lima), José Manuel Sousa Soares (Gran Cruz), Luís Pedro Cândido (Niepoort) e Francisco Ferreira (Quinta do Vallado), numa conversa comentada por João Paulo Martins (crítico de vinhos do Jornal Expresso / Revista Vinho Grandes Escolhas) e Pedro Garcias (crítico de vinhos do Público).
No segundo dia do evento realizaram-se duas provas de vinhos, a primeira denominada "Murça e grandes vinhos do mundo" e a segunda "Grandes Brancos do Douro nascem em Murça", iniciativas coordenadas por João Paulo Martins e Pedro Garcias.
Nesta viagem por sabores do mundo e do território de Murça, os apreciadores de vinhos brancos foram desafiados a identificar os grandes vinhos.
Apesar da muita chuva que se fez sentir em determinados períodos nos últimos dias, a mesma não foi suficiente para anular o sucesso da primeira edição da festa/mostra “Vinhos Brancos na Praça”.
Integrado na programação oficial desta festa e mostra decorreu no antigo Mosteiro de São Bento de Murça, atual edifício dos Serviços Técnicos e de Atendimento ao Cidadão, um momento musical especial com Matilde Relvas, que deliciou os presentes com os sons da sua harpa.
Já na Praça 5 de outubro e no recinto da feira, Ricky Trumpet & Ana Nascimento com a participação de Bruna e Leonor abriram a primeira noite do evento, com a apresentação de um reportório musical, aliado a muita alegria e boa disposição destes jovens oriundos do concelho de Murça.
Seguiu-se um concerto de música tradicional portuguesa com o grupo Rama de Oliveira, um espetáculo com uma forte componente rural e humana, preenchido com temas de autores célebres, e uma apaixonante viagem a um Portugal de tradições e raízes musicais.
A animação musical esteve bem animada com um concerto com o artista Bié, cantor, compositor e multi-instrumentista autodidata, com uma intensa, mas cuidada, mistura de Rock, Indie Rock, Folk, Blues ou mesmo Country. Uma mistura que o torna singular.
A fechar a noite, o DJ Overule animou o recinto com os seus discos de vinil e sons festivos.
Mário Artur Lopes, presidente da Câmara Municipal de Murça, entidade organizadora desta iniciativa considerou o evento, “uma excelente iniciativa”, destacou “a boa organização do evento, tendo em conta a novidade do local e do conceito, a envolvência e participação dos produtores locais, e a enorme adesão das pessoas que mesmo com condições meteorológicas adversas não deixaram de visitar o certame”.
Também os produtores locais manifestaram uma enorme satisfação pela forma como a iniciativa foi organizada e pelo fantástico espaço onde a “Vinhos Brancos na Praça” decorreu.