Cultura Murça

Murça aposta na preservação e valorização do património imaterial do território

A Câmara Municipal de Murça vai integrar o projeto “A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria”, com o objetivo de salvaguardar, preservar e divulgar o património imaterial das sete freguesias do concelho.

Com esta iniciativa, o Município de Murça passa a integrar este projeto numa parceria visa a valorização do conhecimento e saber-fazer das gentes do território de Murça, que continuam a ser portadoras de um conjunto de práticas, ritos e manifestações culturais de extremo valor e importância patrimonial.

A Associação Música Portuguesa a Gostar Dela Própria tem, desde 2011, com o trabalho do realizador Tiago Pereira, vindo a criar uma consciencialização para o conhecimento e importância de um património vivo e muitas vezes esquecido de tradição oral, cantigas, romances, contos, práticas sacro-profanas, músicas, danças e também gastronomia.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Artur Lopes, salienta que “pretendemos fazer uma recolha exaustiva junto das nossas populações, como poetas populares, fadistas e cantores de todo o concelho para salvaguarda e registo das nossas memórias e tradições, de forma a deixar um legado às gerações atuais e vindouras”.

Esta consciencialização, que é essencialmente um mecanismo de alfabetização da memória, lembra-nos de que é urgente documentar, gravar e reutilizar fragmentos da memória de um povo.

Últimas Notícias

III Encontro de Cantadores de Janeiras realiza-se em Freixo de Espada à Cinta

17/01/2025

Residência universitária em Lamego pronta a tempo do próximo ano letivo

17/01/2025

Rede Eunice Ageas leva “Quis saber quem sou” a Vila Real

17/01/2025

Exposição “Pare, Escute e Olhe: O Ramal Ferroviário do Sabor”

17/01/2025

Revista Memória Rural é um projeto “consolidado”

17/01/2025

Nasce na UTAD uma visão Atlântica sobre migrações

15/01/2025

Abertas candidaturas ao investimento no âmbito do PEPAC no Continente

15/01/2025

Espetáculo de Magia com Rúben Félix no Cineteatro de Torre de Moncorvo

15/01/2025