Ao longo do dia de ontem alguns municípios durienses foram colocando mensagens e imagens de apoio à Ucrânia, em resposta ao ataque militar levado a cabo pela Rússia.
A primeira demonstração de apoio veio da autarquia de Santa Marta de Penaguião que iluminou as janelas da autarquia com as cores da bandeira ucraniana.
Os municípios de Moimenta da Beira e Armamar alteraram as suas imagens de perfil na rede social Facebook. João Paulo Fonseca, autarca armamarense aproveitou ainda para deixar junto da imagem uma mensagem de apoio ao povo de leste.
“A invasão injustificada da Ucrânia pelas forças militares da Rússia é absolutamente condenável.
O regime de Moscovo fez tábua rasa do trabalho desenvolvido nas últimas décadas para fomentar a paz e a segurança entre as nações do mundo inteiro. Na era global que vivemos, e em pleno século XXI, a violência não pode ser o caminho. A Ucrânia é um estado soberano, autónomo e independente, e merece respeito.
Deixo aqui, em meu nome e de todos os Armamarenses, uma palavra solidária e de conforto ao povo Ucraniano. Saibam que não estão sozinhos!”.
Em Tabuaço, o Presidente da Assembleia Municipal, Leandro Macedo, apresentou uma recomendação à autarquia, que demonstra solidariedade para com o povo ucraniano e condena a invasão protagonizada pelo Estado russo.
No documento é também recomendado à autarquia o apoio aos familiares de ucranianos residentes no concelho, que ainda se encontrem na Ucrânia, no sentido de poderem sair do país com destino a Tabuaço, ficando o município responsável por todo o processo burocrático e despesas.