Alijó Sociedade

Município vai requalificar área envolvente ao Plátano no centro histórico

O Presidente da Câmara Municipal de Alijó, José Rodrigues Paredes, assinou ontem, 3 de março, o contrato de adjudicação da empreitada de requalificação da área envolvente ao Plátano, no centro da Vila de Alijó.

Esta obra pretende requalificar este espaço nobre de forma a modernizar o centro histórico de Alijó, que inclui ainda a Igreja Matriz, o Chafariz e o Tribunal.

A intervenção vai exigir um investimento superior a 450 mil euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários. “Este espaço necessitava, há já vários anos, de uma requalificação profunda que valorize a imagem urbana da vila e privilegie o seu uso pelo peão”, explica o Presidente da Câmara de Alijó, José Rodrigues Paredes.

A obra vai permitir requalificar o espaço público, melhorando a acessibilidade pedonal e promovendo a valorização ecológica, estética e funcional desta área. A intervenção prevê ainda a criação de uma zona de proteção em redor do Plátano de Alijó, árvore centenária classificada como Monumento Nacional de Interesse Público.

“Será realizado um arranjo urbanístico, de forma a permitir que a circulação automóvel seja afastada do Plátano e que aquele espaço passe a ser aproveitado pela população”, acrescenta o Presidente da Câmara.

O contrato de adjudicação será agora submetido a visto do Tribunal de Contas, após o qual será feita a consignação. A partir desse momento, a obra tem um prazo de execução de um ano.

Últimas Notícias

Auditório Municipal de Sabrosa mais moderno e tecnológico

26/01/2026

João Gonçalves: “Na CIM estamos habituados a discutir e a discordar, mas a procurar consensos”

26/01/2026

Município de Vila Real está a implementar o Programa Radar Social para reforçar a resposta às necessidades da comunidade

20/01/2026

Antigo quartel dos bombeiros de Lamego convertido em casas para arrendamento

20/01/2026

Álvaro Santos: “É um momento claro de afirmação da vontade de mudança”

13/01/2026

Álvaro Santos vence eleições para a CCDR-N

12/01/2026

Rui Massena em concerto com entrada livre em S. João da Pesqueira

12/01/2026

ULSTMAD realiza, pela primeira vez, um bloqueio do plexo celíaco para o alívio da dor oncológica

9/01/2026